Como prevenir e diagnosticar o câncer de mama

Poucas mulheres sabem, mas uma das formas de prevenir o câncer de mama é evitar a obesidade, manter uma dieta equilibrada e praticar regularmente exercícios físicos, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença.
A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes (acidentais ou por conduta médica no tratamento de linfomas etc.).
Segundo o mastologista João Aderbal, estão mais predispostas a ter a doença mulheres que fazem uso da terapêutica conhecida como reposição hormonal, que deve ser realizada de forma criteriosa pelo médico.
Pessoas que tem lesões hiperplásicas da mama, pacientes com histórico familiar ou com mutações genéticas constatadas pelo médico através de exames oncogenéticos.

Diagnóstico

A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer ao mostrar lesões em fase inicial, que por serem muito pequenas (medindo milímetros) são difíceis de serem identificadas pelo autoexame.
A mamografia deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, conforme recomenda o Inca.
Entretanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia, acompanhada por outras entidades profissionais e da sociedade civil, advogam que as mamografias sejam realizadas mais cedo, a partir dos 40 anos ou conforme o histórico familiar. Fonte: Tribuna Hoje

Postar um comentário

0 Comentários