Aumenta o número de pais e mães que criam os filhos sozinhos

O Censo 2010 revela: aumentou o número de famílias brasileiras em que pais ou mães criam sozinhos os filhos.
No ano 2000, representavam mais de 60% do total de famílias. Em 2010, pouco mais da metade. E a maioria delas tem com menos de 16 anos.
“Isso é o início de uma família. Você tem todo um planejamento junto, tem a criação dos filhos, mas também vêm as dificuldades, vêm os rumos diferentes dessas famílias”, explica José Eustáquio Alves, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas.
É cada vez maior a proporção de arranjos familiares fora do padrão tradicional. Entre 2000 e 2010, filhos, por exemplo, deixaram de fazer parte da realidade de muitas famílias. Em 2000, os casais sem filhos eram quase 15%. Dez anos depois, passaram de 20%.
Beatriz e Gabriel também representam um tipo de família que vem crescendo no Brasil. Mãe e filho e ninguém mais. Já são mais de 9 milhões de famílias em que o pai ou a mãe cria os filhos sozinho.
Em quase 60% das famílias onde há apenas o pai ou a mãe, os filhos são mais velhos, com mais de 16 anos. A maior parte delas é chefiada por solteiros e viúvos. Fonte: JN

Postar um comentário

0 Comentários