SEPROMI, REALIZA MESA REDONDA SOBRE O CONTINENTE AFRICANO





Aconteceu hoje (29/05), na Câmara de Vereadores da cidade de Governador Mangabeira, uma Mesa Redonda em comemoração ao dia internacional da África com o tema: Repensando o Continente Africano. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Promoção da Igualdade - SEPROMI. Foi uma atividade de alta qualidade, que contou com diversas autoridades como: vereador Professor Borges, prefeita Domingas da Paixão, Adido Cultural Adjunto Diretor da Casa de Angola na Bahia - Camilo Afonso, ex-secretária de Politicas para Mulheres de Maragojipe -  Marina Bonfim, Secretaria de Promoção da Igualdade de Cruz das Almas – Rubenilza, representante do deputado Bira Corôa -  Jorge Araújo, representante do deputado Luiz Alberto – Tafarel, representante da UFRB - professora Denise de Almeida, representante da Comissão de Promoção da Igualdade da Assembleia Legislativa  - Ivoney Pires, ainda estiveram presentes vários secretários municipais: Neci Leite – (SEPROMI), José de Hélio (Meio Ambiente), Maria José (Educação), Vinicius Santana (Adminstração) e a chefe de gabinete da prefeita -  Maria das Graças, além dessas personalidades, também marcaram presença diversas Ialorixás e Babalorixá, vários professores, gestores escolares e alunos do CEAG e CEPAVP.
Todos que usaram da palavra salientaram a importância do evento, bem como, a necessidade de se trabalhar nas escolas a história do Continente Africano de forma que não se apresente apenas coisas negativas, mas as riquezas e a vasta história que a Mãe África possui. O ponto alto do evento foi a belíssima fala do senhor Camilo Afonso - Adido da Casa de Angola na Bahia, quando enfatizou diversos aspectos relacionados as potencialidade do continente, sobretudo a sua história e cultura, além de exibir um documentário acerca de Luanda - capital de Angola. Outro momento valioso foi quando algumas professoras fizeram questionamentos e sugestões, em especial as falas das professoras Cleuza Borges e Alina Rita, que sugeriram que possam ser produzidos materiais didáticos que ajudem os professores a trabalhar com essa temática em sala de aula.
"Devemos agradecer e parabenizar a equipe da SEPROMI pelo brilhante evento, uma verdadeira aula de história sobre o Continente Africano, bem como, parabenizar aos palestrantes e os participantes da Mesa Redonda. Eventos como esses elevam a consciência de que o Continente Africano tem uma história própria, a qual devemos conhecer e trabalhar com maior evidência em sala de aula, muito em função dos laços históricos e culturais que existem entre o Brasil e a África”, salientou o professor Borges.

Postar um comentário

0 Comentários