Sem sair de casa: Detran oferece guia para consulta sobre CNH e veículos

Um site para consultas. Assim pode ser definido o sítio na internet do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Apesar de o motorista não conseguir realizar serviços pelo site, o site é uma boa ferramenta para fazer consultas do dia-a-dia sobre seu veículo ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem sair de casa.
No endereço www.detran.ba.gov.br é possível verificar o resultado de exames para quem está tirando a primeira via da CNH, pesquisar se constam multas para o seu veículo, se seu direito de dirigir foi suspenso por conta de alguma infração, ver se foi dada baixa na alienação do seu automóvel após o pagamento do financiamento e consultar a situação da sua CNH.
"A procura por esses serviços é constante, porque evita que o usuário venha até o Detran para fazer essas consultas. Evita que ele perca tempo", explica Oswaldo Oliveira Silva, assessor de informática do Detran-BA.


As pesquisas on line estão disponíveis na home do site, o que facilita a navegação do usuário. Além das consultas, o candidato à motorista também pode fazer um simulado da prova teórica para tirar a 1ª CNH através do sítio do Detran-BA na internet.
De acordo com Oswaldo, a prova on line é baseada nas questões realmente aplicadas aos candidatos, o que ajuda na preparação do aluno. 

Guia - Apesar de não oferecer serviços práticos no site, Oswaldo indica que o usuário utilize o endereço do Detran-BA na internet como guia antes de procurar os postos de atendimento do órgão.
"No site, é possível verificar como realizar todos os serviços disponíveis no Detran e quais documentos são necessários. Isso evita que o usuário perca tempo indo ao Detran e falte algum documento, por exemplo. Ele já vai com a lista completa e faz o serviço". Os serviços são divididos no site por meio dos links habilitação e veículos, disponíveis na home. Nesses canais, o internauta pode escolher sobre que serviço quer ter mais informações.
Ao clicar neste link, é possível conferir uma explicação sobre a finalidade de cada serviço, documentação exigida e um guia de como fazer o procedimento, e se é cobrada alguma taxa pelo atendimento.  

Ampliação - Com o site atual limitado a pesquisas, o Detran-BA está desenvolvendo mudanças para seu sítio na internet. De acordo com Oswaldo, no prazo de três a seis meses, o órgão deve lançar um novo portal com ampliação dos recursos disponíveis.
Sem detalhar as novidades, Oswaldo diz que o site deixará de ser apenas consultivo e passará a permitir que o usuário realize serviços práticos pela internet. Isso já é possível em sites de Detrans de outros estados, como o de São Paulo e do Distrito Federal.
Além das pesquisas de pontuação na CNH, resultados de prova, de gravame e acompanhamento da CNH, é possível realizar diversos serviços no site do Detran de São Paulo (www.detran.sp.gov.br), como: emitir 2ª via da CNH ou permissão para dirigir, comunicar venda de veículo, alterações cadastrais e solicitar Permissão Internacional para Dirigir. O Detran do Distrito Federal também disponibiliza serviços como solicitação de CNH definitiva, da 2ª via da habilitação, emissão de 2ª via de multas, permissão Internacional para Dirigir, além de consulta sobre a situação de veículos no seu site (www.detran.df.gov.br).
Fonte"A tarde"

Postar um comentário

0 Comentários