Comissão da Igualdade promove pelo sexto ano o Dia da África na Bahia

A Comissão de Promoção da Igualdade do Legislativo estadual celebra, pelo sexto ano consecutivo, o Dia da África na Bahia, com uma Sessão Especial nesta quinta-feira (17/05), às 15 horas, no Plenário da Casa. Esse ano as comemorações do 25 de maio – que representa o dia da libertação da África – enfocam o diálogo com as Casas Africanas sediadas na capital baiana.
“As Casas de Angola, Nigéria e Benin desempenham um importante papel de fortalecer os laços entre nosso estado e suas nações africanas, promovendo intercâmbio cultural e contribuindo com a memória e construção da identidade do povo negro baiano”, afirmou o deputado Bira Corôa (PT), que preside o colegiado.
Para o parlamentar, a celebração já se incorporou ao calendário estadual da luta por políticas afirmativas e de reparação, “pela força dos nossos movimentos e lideranças negras e por sermos um dos Estados mais negros fora do continente africano”.Fonte: biracoroa.com.br

Desde 2007, Bira Corôa mobiliza embaixadores, ministros e outros representantes de países africanos para participar do evento. No ano passado, o deputado começou a articular com o corpo diplomático africano, em Brasília, e com o Governo Wagner, a possibilidade de as comemorações oficiais do Dia da África, que acontecem na capital federal, serem transferidas para a Bahia.
A Sessão Especial desta quinta-feira na Assembleia Legislativa é o ponto máximo de uma série de atividades programadas para promover a data no mês de maio, com a participação das três Casas Africanas. Sessões em câmaras municipais, debates em quilombos e escolas, capacitação de professores sobre a temática, exposições e exibições de vídeos estão agendados nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Dias d’Ávila, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Cachoeira, Santo Antônio de Jesus, Itanagra, Esplanada e Maracás.

Postar um comentário

0 Comentários