DIA INTERNACIONAL DA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Nelson Mandela - "A luta é minha vida".
Martin Luther King .
Hoje dia 21 de março se comemora o dia internacional de Eliminação da Discriminação Racial. Esse dia foi criado em 1976, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao Massacre de Shaperville, que se tornou um marco na história mundial proporcionando o fim do apartheid.
Um Pouco de História
 Em 21 de março de 1960, 20.000 (vinte mil) negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.
O que é Discriminação Racial?
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
"Qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.
A prática do racismo é crime inafiançável e imprescritível, sujeitando o delinquente a pena de reclusão. Fonte: SEPROMI Mangabeira

Postar um comentário

0 Comentários