Dom Murilo celebra Missa de Cinzas e abre perĂ­odo da Quaresma na BA

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger preside a Missa de Cinzas nesta quarta-feira (22), que marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2012. A cerimĂ´nia serĂ¡ realizada Ă s 19h, na Catedral BasĂ­lica, Terreiro de Jesus, no Centro HistĂ³rico de Salvador. Neste ano, a campanha aborda o tema Fraternidade e SaĂºde PĂºblica, com o lema "Que a saĂºde se difunda sobre a terra".
A Missa de Cinzas abre o perĂ­odo da Quaresma, tempo litĂºrgico de preparaĂ§Ă£o para a PĂ¡scoa. SĂ£o 40 dias em que a Igreja nĂ£o canta mĂºsicas de glĂ³ria e os tecidos usados nas missas sĂ£o da cor roxa, que significa luto e penitĂªncia. Esse tempo se sustenta na oraĂ§Ă£o, no jejum e na caridade.

A duraĂ§Ă£o da Quaresma estĂ¡ baseada no significado do nĂºmero quarenta na bĂ­blia. O quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
Este nĂºmero aparece em diferentes passagens bĂ­blicas como os quarenta dias do dilĂºvio, os quarenta anos de peregrinaĂ§Ă£o do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pĂºblica.
Sobre a Campanha da Fraternidade, segundo a Arquidiocese, o objetivo da Ă© promover uma discussĂ£o sobre a realidade da saĂºde no Brasil e das polĂ­ticas pĂºblicas da Ă¡rea. Em 1981, a saĂºde tambĂ©m foi tema da Campanha da Fraternidade e o tema volta Ă  discussĂ£o 31 anos depois. (G1/Bahia)

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios