Mais da metade das vagas do Sisu sobram na primeira chamada

Dos 108 mil candidatos selecionados para as vagas em universidades pĆŗblicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas 46 mil efetuaram matrĆ­cula. Isso significa que 57% das vagas nĆ£o foram preenchidas – e serĆ£o redistribuĆ­das na segunda chamada, divulgada hoje (26). Para o primeiro semestre de 2012, o Sisu ofertou 108 mil vagas em 95 instituiƧƵes pĆŗblicas de ensino superior. Para participar da disputa, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino MĆ©dio (Enem) de 2011. 
De acordo com o MEC, esse percentual de preenchimento da primeira chamada Ć© normal e semelhante ao de anos anteriores. No ano passado, ao final de todas as convocaƧƵes, 97% das vagas foram ocupadas. Os 62 mil estudantes convocados em segunda chamada deverĆ£o comparecer Ć s instituiƧƵes de ensino nos dias 30 e 31 de janeiro para fazer a matrĆ­cula. Caso ainda haja vagas disponĆ­veis após esse perĆ­odo, o sistema vai gerar uma lista de espera que serĆ” disponibilizada para as instituiƧƵes de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverĆ” pedir a inclusĆ£o de hoje atĆ© 1° de fevereiro. 
Neste ano, o Sisu recebeu mais de 3,4 milhƵes de inscriƧƵes de 1,7 milhĆ£o de estudantes – cada participante podia escolher atĆ© dois cursos, indicando sua prioridade.
A Universidade Federal do CearÔ (UFC) foi a campeã de inscrições - a instituição, que ofereceu mais de 4 mil vagas de ingresso para o primeiro semestre de 2012 recebeu 171.915 inscrições. Na lista das instituições mais procuradas estão ainda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Fonte: Agência Brasil

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios