Reajuste tarifário da Coelba é aprovado pela ANEEL

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (19), em reunião pública, o reajuste tarifário da concessionária Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). As novas tarifas entrarão em vigor no dia 22 de abril de 2011 para 4,9 milhões de unidades consumidoras distribuídas em 415 municípios da Bahia.  O reajuste médio a ser repassado pelos consumidores será de 9,92%.
Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer de determinado período. As concessionárias encaminham informações econômicas e um índice com o reajuste desejado.
Os dados são usados como referência para análise da área técnica da Agência, que sinaliza o reajuste a ser submetido à aprovação da diretoria, para a Coelba, a previsão de efeito médio para os consumidores era de 11,96%.
A aplicação do reajuste anual e da revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão assinados entre as empresas e o Governo federal, por meio da ANEEL. Os índices homologados pela Agência são os limites a serem praticados pelas empresas. Os processos de atualização tarifária estão disponíveis no site da ANEEL, em Espaço do Consumidor, em Tarifas – Consumidores Finais. Fonte: IBahia

Postar um comentário

0 Comentários