Egito: povo comemora a renĂșncia do presidente Hosni Mubarak

Após 18 dias de protestos contra o governo, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, renunciou ao cargo após 30 anos no poder e transferiu o comando do país para o Conselho Supremo das Forças Armadas, informou o vice-presidente, Omar Suleiman, durante uma transmissão na rede de televisão estatal.
"Por causa das atuais circunstùncias no país o presidente Hosni Mubarak decidiu renunciar, e o alto comando do exército estå assumindo o controle do país", disse Suleiman. A multidão de manifestantes reunida na Praça Tahrir, no centro do Cairo, vibrou com a notícia.
Ontem Ă  noite, Mubarak afirmou num discurso que estava delegando poderes a Suleiman, mas nĂŁo renunciou ao cargo, enfurecendo os manifestantes, que continuaram com os protestos mesmo em meio a pedidos das autoridades para que todos voltassem para casa e ao trabalho. Mubarak estava no poder desde 1981.
Os protestos contra o governo egĂ­pcio começaram em 25 de janeiro e deixaram pelo menos 300 mortos e muitos outros detidos e feridos. As informaçÔes da Dow Jones e da Al-Jazira. O anĂșncio foi recebido com gritos de jĂșbilo na praça de Tahrir, no Cairo, centro nervoso dos protestos das Ășltimas semanas. Centenas de milhares de manifestantes viveram uma explosĂŁo de alegria com a notĂ­cia da renĂșncia do presidente, apĂłs 30 anos no poder. 
Fonte: A Tarde

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios