Produtos de limpeza podem causar intoxicação até pela respiração

Coloridos, em embalagens criativas, os produtos de limpeza parecem inofensivos. Mas basta olhar o rótulo com atenção para perceber o risco. Mais de 10,5 mil pessoas sofreram intoxicação por produtos de limpeza em 2008. A empregada doméstica Elisete de Sousa percebe como esses produtos podem ser agressivos.
Cada produto afeta o organismo de forma diferente. Desentupidores de ralos podem queimar a pele e olhos, além de provocar danos aos rins, fígado e aparelho digestivo. Alguns alvejantes contêm soda cáustica, substância responsável por queimaduras na pele e nos olhos e que pode provocar graves lesões no esôfago e estômago se for ingerida.

Outro risco até mesmo para os profissionais é a mistura de produtos. Na tentativa de facilitar a limpeza, algumas pessoas combinam substâncias sem saber os efeitos que elas podem causar.Dependendo do principio ativo há uma dispersão de gases invisíveis, e o simples fato de respirar sobre eles é suficiente para causar uma intoxicação. Para evitar os acidentes, a professora Roseli Lopes deixa tudo separado e exige que as funcionárias usem equipamentos de segurança.
Fonte: Bom Dia Brasil

Postar um comentário

0 Comentários