Argentina assume a presidĂȘncia do G77+China

BrasĂ­lia - A Argentina assume hoje (12) o comando do chamado G77+China, que reĂșne as naçÔes em desenvolvimento na busca por acordos que beneficiem as relaçÔes econĂŽmicas e comerciais. O ĂłrgĂŁo Ă© ligado Ă  Organização das NaçÔes Unidas (ONU). A cerimĂŽnia estĂĄ marcada para esta tarde. O chefe da missĂŁo da Argentina nas NaçÔes Unidas, embaixador Jorge Arguello, disse que o objetivo neste comando Ă© buscar a cooperação em vĂĄrias ĂĄreas incluindo as questĂ”es climĂĄticas e humanitĂĄrias.

"A Argentina chega Ă  presidĂȘncia do G77 para promover as questĂ”es fortemente relacionadas com a cooperação econĂŽmica global incluindo a gestĂŁo ambiental, as mudanças climĂĄticas, a ajuda humanitĂĄria, a sustentabilidade alimentar e as migraçÔes", disse Arguello.

Segundo o diplomata, em breve serĂŁo debatidos assuntos especĂ­ficos relacionados aos temas prioritĂĄrios do G77 para 2011, como os problemas relativos Ă  ĂĄgua, Ă  produção de alimentos, ao estĂ­mulo Ă  ciĂȘncia e Ă  tecnologia.
O G77+ China foi criado em 1964 como fĂłrum de coordenação para os paĂ­ses em desenvolvimento, com 77 signatĂĄrios, inicialmente. Mas depois o nĂșmero foi ampliado para 132 naçÔes – que representam dois terços da ONU. Desde entĂŁo os governos desses paĂ­ses articulam a promoção de interesses econĂŽmicos e comerciais. Fonte: AgĂȘncia Brasil

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios