Educadores discutem causas e soluções para a violência nas escolas

Na frente de uma escola estadual de Olinda, duas meninas discutem, se agridem e chegam a rolar no chão. Outra garota segura uma menina para ela ser agredida. Em Caxias do Sul, na serra gaúcha, um adolescente de 16 anos bateu em um menino de 12 anos. O motivo seria uma garota, colega de sala de aula que é namorada do agressor. Nem o pedido de desculpas deu fim à humilhação.
A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diz que não há apenas um culpado para estas situações. "A violência é fruto de um processo de frustração, de um sentimento de impotência e, sobretudo, na sociedade altamente competitiva. Tem que ser melhor que os outros. Isso é a principal fonte de violência. A escola não é a única produtora nem a principal produtora de violência, mas é a sua canalizadora e poder ser neutralizadora”, diz Carmem Maria Craidy, professora UFRGS.
Uma escola de ensino médio de Porto Alegre, com 1.700 alunos, resolveu o problema da violência criando uma sala onde é permitido extravasar os sentimentos. Inclusive, a raiva, mas ela tem que ficar do lado de dentro.
Orientados pelo professor Aloísio, o criador do projeto, os alunos são estimulados a representar. É uma espécie de teatro da vida real. Tem a hora de expor os medos e a hora do afeto.
"O ensino no Brasil, todo é o conteúdo. Enfia conteúdo dentro da cabeça do aluno e nota. Nós não somos uma nota. É esse passar nulo pela escola é que represa a agressividade. Eu não sou nulo. Eu sou alguém", diz Aloísio Pedersenarte, terapeuta e educador da E.E.E.M. Padre Réus – Porto Alegre.
"Eu sofri todo ensino fundamental de bullying. Foi bem complicado, mas com ajuda familiar, da escola, a gente consegue ir adiante”, diz Lorenzo Soares, 16 anos.
Uma mãe acredita que a responsabilidade não pode ser apenas da escola. "Está faltando muito a participação dos pais em casa. Que eles estão botando toda responsabilidade para escola e não é assim. Começa de casa. Os pais estão muito ausentes", diz Alice Paz, funcionário pública.
“Não há culpados. Nós somos todos responsáveis, só a palavra neutraliza a violência”, acredita Carmem Maria Craidy.
“Eu transformo ela em arte, em amizade. Eu quebro meu preconceito com aquele colega que fala fino, que é mais delicado, ou aquela colega que é mais masculinizada. Todos são iguais. Ninguém aqui nessa escola tem o direito de falar nada, de debochar de ninguém. Um cuida do outro para que isso não aconteça", avalia o educador.
Fonte: JH

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