Usar computador por muito tempo à noite prejudica o sono, diz pesquisa

Ficar no computador até tarde da noite está literalmente tirando o sono de muita gente - aponta uma pesquisa feita entre jovens estudantes.
Uma pesquisa feita no interior de São Paulo com 1.400 estudantes universitários preocupa especialistas. Mais que a balada, o álcool e o cigarro, é o uso do computador à noite que mais está prejudicando o sono dos jovens.
- 58% dos estudantes pesquisados que usam o aparelho entre 19h e 21h dormem mal. Este número aumenta para mais de 70% quando o horário em frente à tela vai até meia-noite.
O problema, segundo os pesquisadores, está na luz emitida pela tela. Ao ficar exposta a essa luz, que geralmente está muito próxima do olho, a retina manda uma mensagem para o cérebro. Ele entende que deve manter a atividade e o organismo permanece alerta.
“A luz retarda o hormônio do sono, a metabolização do hormônio do sono. E essa proximidade da luz faz com que a pessoa não adormeça”, explica a pesquisadora da Unicamp, Gema Mesquita.
As consequências de uma noite mal dormida por causa do computador vão muito além do cansaço. Segundo os médicos, dormir pouco aumenta as chances de obesidade e diminui a capacidade de concentração.
“Uma noite mal dormida não vai ser recuperada em momento nenhum da vida. O que vai acontecer é que toda noite de sono mal dormida vai ser cobrada em algum momento da sua vida”, alerta Gema.

Fonte: G1.com.br/jornaldaglobo

Postar um comentário

0 Comentários