Língua estrangeira entra em prova do Enem pela primeira vez

Este fim de semana vai ser uma maratona para milhões de estudantes inscritos no Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. A prova do Enem vai ser dividida em dois dias. Os quatro 4,6 milhões inscritos vão fazer duas provas no sábado: ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, matemática, linguagens e redação.
“Eu acho fundamental o aluno começar pela prova de redação. Ela tem o mesmo peso das outras matérias, só que não consigo chutar redação se eu não conseguir fazê-la. O título é facultativo. O título tem duas funções: resumir o texto e ser capaz de chamar a atenção do leitor”, explica Helen Sedelmayer, professora de Português.
Ao todo candidato terá que resolver 180 questões. “O aluno tem aproximadamente três minutos por questão, pra resolver cada questão. Às vezes agarra, ele vai ter que pular e ir para outra”, sugere Rommel Domingos, professor de Matemática.
“Eu posso fazer, passar o gabarito e fazendo a prova ao mesmo tempo?", pergunta Daniele Tiradentes, estudante.
“Ou ele passa todo de uma vez ou ele passa por prova. Questão por questão, ele vai perder muito tempo", acredita Helen.
Pela primeira vez o Enem vai ter prova de língua estrangeira. No mesmo caderno vai haver questões de inglês e espanhol. O aluno vai ter que marcar as respostas na língua que optou na hora da inscrição. O estudante tem que marcar também no gabarito se respondeu as perguntas em inglês ou espanhol.
O estudante deve informar no gabarito a cor do caderno da prova. “Se o seu caderno for cor, vou chutar, verde, no cartão de respostas haverá um campo lá pra você marcar que seu caderno é verde. Se você não fizer isso, você está desclassificado", explica o professor de Matemática.
Será proibido levar celular, relógio, calculadora. Lápis e borracha também não serão permitidos na sala.
É bom chegar com antecedência. Os portões vão ser fechados às 12h55, hora de Brasília. Quem mora nos estados sem horário de verão, deve prestar atenção nisso.
“Na sexta-feira faça alguma coisa diferente, vá ao cinema, converse com os amigos e às dez horas da noite e esteja na caminha, dormindo, pra a gente estar inteiro", sugere Cecília Resende Alves, professora.
Para preencher o gabarito é obrigatório o uso de caneta preta. Não esqueça de levar também o cartão de inscrição e um documento com foto.
Fonte: JH

Postar um comentário

0 Comentários