Série Continente Africano: país - NIGÉRIA

Com o país Nigéria, nosso blog encerra a série Continente Africano. Agradecemos a todos e a todas que acompanharam os textos envolvendo os paises da África paraticipantes dessa Copa do Mundo de Futebol, ficando a certeza que esses países também tem uma história e uma cultura. (professor Borges)
A Nigéria, oficialmente República Federal da Nigéria, é uma república constituicional federal, compreendendo trinta e seis estados e um Território da Capital Federal. O país é localizado na África Ocidental e compartilha fronteiras terrestres com a República de Benin no oeste, Chade e Camarões no leste, e Níger ao norte. Sua costa está no Golfo da Guiné, uma parte do Oceano Atlântico, ao sul. A capital é a cidade de Abuja. Os três maiores e mais influentes grupos étnicos na Nigéria são os Hauçás, Igbos e Iorubás.O nome Nigéria foi criado de um portmanteau das palavras Niger e Área, retiradas da corrida pelo Rio Niger envolta da Nigéria. Este nome foi criado por Flora Shaw, futura esposa do Barão Lugard, uma administradora colonial britânica, no final do século XIX.
O povo da Nigéria tem uma extensa história; evidências arqueológicas mostram que há habitação humana da área se remonta a, pelo menos, 9000 a.C.[5] A área do Rio Benue é achada ser a moradia original dos migrantes Bantos, que se espalharam a maior parte central e sul da África em épocas entre o Primeiro milénio a.C. e o Segundo milénio d.C. A Nigéria conseguiu a independência dos Ingleses em 1960.
As Nações Unidas estimam que a população em 2005 era de 141 milhões, e previu que iria atingir os 289 milhões em 2050. A Nigéria tem uma grande taxa de fecundidade e um grande crescimento populacional.A Nigéria é composta por mais de 250 grupos étnicos.
A economia da Nigéria assenta no petróleo, mas devido à má gestão macroeconómica, atravessa uma reforma substancial, posta em prática pela nova liderança civil do país. Os anteriores governantes militares da Nigéria não foram capazes de diversificar a economia e afastá-la da sobredependência de um sector petrolífero de capitais intensivos, o qual é responsável por 20% do PIB, 95% das receitas de exportação e cerca de 65% das receitas orçamentais. O sector agrícola, em grande medida de subsistência, não acompanhou o rápido crescimento da população e a Nigéria, em tempos um grande exportador de alimentos, precisa agora de importá-los.
A Nigéria tem a terceira maior indústria cinematográfica do mundo, atrás apenas de Hollywood e Bollywood. A maioria dos filmes é produzida sem grandes luxos, com equipamentos baratos e orçamento reduzido.As obras em bronze; madeira e esculturas em marfim; cerâmica, peças em terracota (da cultura Nok), as obras de ferro e muitas outras podem ser encontradas em galerias populares e museus ao redor do mundo. As demais são obras em prata e couro, tecelagem de tecidos e cabaças trabalhadas e enfeitadas. Descobertas arqueológicas da Cultura Nok indicam que a herança cultural da Nigéria data-se de mais de 2.000 anos.

Fonte: wikipedia.com

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
eu queria saber em continente fica