III Bahia Afro Filme Festival

Por: Leandro Alex - estudante de Cinema da UFRB - Cachoeira
Está acontecendo em Cachoeira, na UFRB, o III Bahia Afro Filme Festival. Organizado pelo cineasta Lázaro Farias, as duas primeiras edições do festival foi sediado em Salvador, porém devido a temática do evento escolheu-se a cidade de Cachoeira como sede do festival, devido a sua intimidade com a cultura de matriz africana.
O BAFF conta com mostras de filmes convidados e mostras de filmes competitivos de diversas partes do Brasil, incluindo alguns filmes estrangeiros, ligados as questões da cultura negra. Para os organizadores, um dos grandes objetivos do BAFF é difundir as produções audiovisuais que abordam a temática da cultura negra, como expressão de afirmação dos grupos humanos que ao longo de sua existência foi maculada pelas classes dominantes eurocêntricas, como uma cultura inferior, porém, apesar de toda essa adversidade, conseguiram preservar todas as suas liturgias, toda a sua cultura, indo mais além, influenciando os povos de todas as raças, ressaltando sempre os seus conteúdos e estéticas.
O III BAFF acontece até o dia 23/05 e retorna no dia 13/05/2011. Desde já o Festival está sendo de grande valor para a comunidade do recôncavo e também para a comunidade acadêmica, que puderam experimentar mais de perto o que é fazer cinema.

Postar um comentário

0 Comentários