
A reunião deliberou sobre uma resolução para debate interno até o encontro estadual em Março/Abril do próximo ano, que tomará as definições sobre as políticas de aliança das chapas majoritárias e proporcionais além da estratégia de campanha.
No documento ressalta-se a afirmação dos conceitos da política do PT que estão sendo executadas pelo Governo Lula, como: O papel indutor do Estado na economia, desenvolvimento e distribuição de renda, desenvolvimento tecnológico e pesquisa nacional, inserção soberana do mundo globalizado, reformulação dos fóruns internacionais e inserção dos países emergentes, políticas afirmativas de inclusão social e democratização do estado, que são elementos centrais da disputa ideológica contra o demo-tucanato das privatizações, FMI e ALCA e o Estado mínimo.
No Plano Estadual acentua-se, no documento, o processo de democratização do Estado e nas instituições, a participação social nas políticas públicas, os investimentos maciços na reforma da infra-estrutura e da logísticas do Estado (estradas, energia, saneamento, etc.) e dos grandes investimentos (Pólo turístico, petroquímico, mineração, etc.), além das programas emblemáticos na área do abastecimento de água e eletrificação, no interior e programas sociais de inclusão.
O PT estabeleceu a polarização da disputa de projeto estadual e nacional como eixo de uma intervenção no processo eleitoral em 2010 e definiu que o eixo Estadual que deverá reunir no próximo ano mais de 700 delegados, eleitos no PED, no mês de novembro, para tomar as deliberações em caráter eleitoral, onde indica: A construção de uma ampla frente política de centro esquerda, a principalidade da reeleição do Governador Jaques Wagner e a construção de uma chapa majoritária que contemple o conjunto das forças aliadas e a constituição de um bloco político para disputar as próximas eleições, mas, também para construir o projeto de mudança na próxima década, com planejamento em 2012 e em 2014, construindo um bloco de poder no estado, além de propiciar a nossa presença petista e de esquerda no Senado com a visão de sua reformulação institucional e ampliação de nossa bancada Federal e na Assembléia Legislativa.
“O momento é de debate e construção sobre a tática eleitoral e Programa de Governo envolvendo o conjunto do Partido e dialogando com os aliados. O PT como partido democrático tomará suas decisões no seu encontro estadual, no ínicio do próximo ano.
Serão cerca de 700 delegados que democraticamente, deliberarão sobre os nossos rumos na sucessão. Cabe-nos como dirigentes construir a política, a unidade e a coesão do partido e da frente eleitoral para vencermos no estado a eleição presidencial e reelegermos o nosso Governador,” completa Jonas Paulo, Presidente do PT.
Com eco as palavras do Dirigente Estadual do PT, o Presidente Nacional do Partido, eleito no PED, José Eduardo Dutra salientou que o projeto político do PT á nível nacional foi o responsável pela saída do Brasil, da crise mundial no inicio do ano.
“O nosso projeto colocou o Brasil no cenário internacional. Diziam que era impossível conciliar crescimento econômico com distribuição de renda. O nosso projeto político implantado desde 2006 mostrou que sim é possível milhões de famílias terem acesso a bens que antes não tinham. Basta comparar o projeto do governo anterior e do presidente Lula. O nosso Projeto é o de transparência da democracia para juntos mudarmos o país. E, é o que vamos fazer ano que vem com a ministra Dilma, a primeira mulher, presidente do Brasil,” enfatizou Dutra.
Já o Governador Jaques Wagner fez uma leitura dos projetos realizados pelo governo estadual e enfatizou a importância da militância voltar a fazer política, que segundo ele é um diferencial, uma marca do PT: Vamos ganhar a eleição fazendo política. A gestão é conseqüência do projeto do partido. Somos condutores de um projeto político para o povo. Fazer mais para quem mais precisa. A vitória da ministra Dilma é a vitória do projeto político que tem 83% da aprovação nacional,” concluiu o governador.
Fonte: http://www.ptbahia.org.br/novo/conteudo.php?ID=1732
0 Comentários