Agradecimentos a mãe África na comemoração do seu dia - 25 de maio




Hoje 25 de maio, comemoramos o dia da África. Nessa comemoração queremos lhe agradecer, mãe África, pela sua história, cultura, diversidade e riquezas naturais, bem como pelo legado que ao mundo você deixou, muitos saberes fundamentados em uma ancestralidade. Reinos que marcaram história, como do Egito, Congo, Gana e Mali, nações e povos como os iorubás, malês, Angola, banto, nagô e keto.

Mãe África, não podemos esquecer o que fizeram contigo, escravizaram muitos dos seus povos, os seus filhos foram arrancados do seu território de forma brutal, levados forçadamente para o trabalho escravizado em outras terras, também repartiram seu continente, na busca fervorosa pelas suas riquezas, negando sua cultura, religião e identidades.

Mas, você sempre resistiu, dizendo não aos dominadores, lutou e conseguiu a independência das suas nações, gritos de liberdade se espalharam por várias partes do seu território, sua gente liderada por vários heróis disseram não a dominação brutal e desumana dos colonizadores imperialistas.

E nós do Brasil, também lhe agradecemos pela herança e ancestralidade que você nos legou. Herdamos de você a história e cultura afro-brasileira, rica pela sua resistência, representatividade e diversidade, que ecoa na oralidade, nos saberes, religiosidade, musicalidade, estética, dança, culinária, linguagem e um conjunto infinito de tradições.

Mãe África, ainda aqui no Brasil, existe muita discriminação e preconceito com seus descendentes, somos maioria dos brasileiros, mas permanecemos invisíveis em muitos setores da sociedade, porém continuamos resistindo, lutando por dias melhores, buscando evidenciar a sua importância para nosso país, inspirados nas ideias de Zumbi e Dandara de Palmares, firmes na construção de uma sociedade justa e igualitária.

Parabéns pelo seu dia, essa é uma simples homenagem desse seu ancestral, que, mesmo longe de você, reconhece a sua importância e externa seus agradecimentos por tudo que você fez e faz por toda a humanidade. Muito obrigado por tudo, minha mãe África.

25 de maio – Dia Internacional da África.

Por - Luís Carlos Borges da Silva - professor de História do Colégio Estadual Professor 






Postar um comentário

0 Comentários