quarta-feira, 4 de março de 2020

SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ATO DE ESTUDAR

Por: João Paulo Alves Santana.

É notório que o estudo é, antes de tudo, uma das ferramentas mais importantes, ou a maior, para à lapidação do intelecto. E não apenas do intelecto, o resultado do estudo sistematizado, que consiste no conhecimento, tem de ser “vivo”, isto é, deve ser exteriorizado, vivenciado e difundido na prática, visto que o conhecimento é dialético.

Estudar faz com que não nos habituemos à ignorância, haja vista que fazê-lo possibilita novos horizontes, e muitas vezes, horizontes longínquos, os quais não imaginaríamos estarem disponíveis ao nosso alcance. Isso significa que devemos estudar tudo para que nos desvinculemos da ignorância? Obviamente que não, não há possibilidade de conhecermos tudo, ainda que tivéssemos o interesse pelo “tudo”, tendo em vista que o fruto do estudo, portanto o conhecimento, é vasto.

Em contrapartida, devemos estudar aquilo que importa, (importar vem do latim e significa “levar para dentro”) aquilo que nos toca, o que não significa que o estudo seja/esteja limitado ao nosso subjetivismo, o que também é um erro. É de suma importância que não confundamos informação com conhecimento, sobretudo na era em que esta vigora com bastante primazia. Informação é cumulativa e rasa, é a interpretação superficial de algo. O conhecimento, que nada mais é do que apropriação da cultura, não obstante, é seletivo e profundo e está em construção dinâmica.

Em suma, o ato de estudar permite a compreensão lógica da realidade, constitui-nos e dá sentido às coisas, além de permitir que modifiquemos o lócus no qual estamos inseridos e, por consequência disso, intencionemos à emancipação humana, isto é, o estado de completude consigo próprio, com a natureza e com a sociedade como um todo.

João Paulo Alves Santana - é estudante do curso de Educação Física da Faculdade Maria Milza - FAMAM, cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Edgard Santos (CEPES), município de Governador Mangabeira. Além da Educação Física, possui grande interesse pela Filosofia.

Compartilhe : :

16 comentários:

  1. Estudar não é apenas necessário , é importante também . Vale ressaltar que o conhecimento é um bem imaterial ou seja, não palpável . É a maior riqueza que qualquer pessoa de classe social diferente pode adquirir .
    Sociologicamente , para compreender as relações sociais do indivíduo com a sociedade ou entre grupos , é importante ter conhecimento (adquiridos através do estudo) sobre várias questões sociais .
    Ex: Desigualdade, desemprego , política e outros assuntos relacionados a questão social.
    Quem escolhe abrir a nossa mente para deixar o conhecimento entrar , somos nós mesmos ! Estudar não é decorar um texto ; estudar não é abrir o caderno e escrever ; estudar não é obrigatório ; estudar também não é somente para alguns .
    Estudar é uma ferramenta que faz de você uma pessoa e, um Ser humano capaz de transformar não apenas o mundo, e sim todos ao seu redor !


    Aluno(a): Ianne Almeida
    Turma :3AV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iane, seu texto está em um bom caminho, mas gostaria de lhe sugerir se aproximar mais do que o autor do texto enfatiza, tipo: segundo o autor do texto, o auto de estudar...... Também tomar cuidado com a digitação.

      Excluir
  2. Ianne, o conhecimento precisa ser materializado. Do contrário, torna-se metafísico e não corresponde à realidade, afinal de contas, do ponto de vista ontológico, o homem é obrigado, para constituir-se, a transformar a natureza, o que mostra que o conhecimento é, antes de mais nada, material. O que difere o homem dos outros animais é sua capacidade de trabalho e educação associados. E, de fato, o estudo SISTEMATIZADO deve ser usufruído por todos.

    ResponderExcluir
  3. O conhecimento não é apenas imaterial (abstrato/metafísico/racional), mas, antes de mais nada, real, empírico. Afinal de contas, do ponto de vista ontológico, isto é, da essência, o homem, para constituir-se, deve transformar o meio (natureza) fundamentalmente (dialética). (natureza). O que fundamenta a existência do homem é seu poder criativo, transformativo, de ação e de modificação sobre a/da natureza, o que é um processo dialético. Primeiro o ser humano existe, logo pensa. O conhecimento parte do plano concreto. O homem não dispõe, quando nasce, de ferramentas, técnicas e ideias a priori. O aperfeiçoamento de sua capacidade de criar é processual, portanto, histórico.
    E, de fato, o conhecimento SISTEMATIZADO deve ser usufruído por todos. Não generalizemos, haja vista que conhecimento popular e conhecimento religioso são conhecimentos subjetivos, pois traz a interpretação do mundo de uma forma pouco fundamentada, ou com bases pouco sólidas. Conhecimento com base firme a ciência séria e preocupada com "o real" preconiza.

    ResponderExcluir
  4. Estudar é importante pois sem ele não estaríamos onde estamos, não saberíamos que é possível sair do planeta, que cirurgias salvam vidas e que alem de tudo as pessoas se socializam.
    Estudar abre portas, para que além de tudo, sejamos seres racionais, que buscam sua liberdade e que lutam pelos seus direitos.
    Sem o estudo não saberíamos da historia e os passos que nos levaram a chegar até aqui!
    Por isso repito, estudar além de tudo... abre portas.

    Estudante: Paulo Roberto
    Turma: 3AV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto em bom caminhos, Paulo. Sugiro voltar enfatizar melhor o que o autor do texto aborda. Tipo assim: segundo o autor do texto.... Mais suas ideias estão com um boa articulação.

      Excluir
  5. O estudo é muito importante, e é algo que levamos para a vida toda,assim como o autor fala "notório que o estudo é, antes de tudo, uma das ferramentas mais importantes, ou a maior, para à lapidação do intelecto", é algo imaterial que ninguém pode tirar de nós, e faz com que a gente cresça intelectualmente, e talvez mude a nossa concepção de "mundo", o estudo é a base de tudo, o conhecimento abre portas, e dá oportunidades ao cidadão,a informação é essencial para o mundo em que vivemos hoje.


    Jaiane Rodrigues
    3° AV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaiane, seu texto está bem articulado, dialogou com passagens do texto original, mas sugiro ampliar, mencionando outros argumentos do autor.

      Excluir
  6. O ato de estudar é, de grande importância, pois,nós trás grandes conhecimentos,como por exemplo:á arte do diálogo,á arte do debater,o raciocínio,onde há idéias diferentes,onde podemos compreender a lógica da nossa realidade,para contribuímos e dá sentido o meio onde vivemos,e estabelecer a relação entre o meio natural e a sociedade.Por tanto o conhecimento,é vasto,devemos estudar o que importa,ou seja,o que "leva para dentro".

    ResponderExcluir
  7. O estudo é uma ferramenta bastante, importante como dito nos permite a ter conhecimento e se afastar mais da "ignorância", o estudo e importante para podermos criar coisas que com mais estudo nos permite,a tornar coisas criadas por antepassados obsoletas.

    ResponderExcluir
  8. Você precisa se identificar, nome e turma.

    ResponderExcluir
  9. O ato de estudar é, de grande importância, pois,nós trás grandes conhecimentos, como por exemplo:á arte do diálogo,á arte do debater,o raciocínio,onde há idéias diferentes,onde podemos compreender a lógica da nossa realidade,para contribuímos e dá sentido o meio onde vivemos,e estabelecer a relação entre o meio natural e a sociedade. Por tanto o conhecimento,é vasto,devemos estudar o que importar,ou seja, o que "leva para dentro ".(Denilson Castro-3°BV )

    ResponderExcluir
  10. Denilosn, seu texto está em bom caminho, ideias bem articuladas. mas sugiro ampliar suas ideias, dialogando um pouco mais com o autor, tipo: segundo o autor....Também, rever a digitação.

    ResponderExcluir
  11. O ato de estudar é muito importante devido a sua função,que é nos instruir de assuntos que talvez não tenhamos nenhum domínio . Dessa forma vemos segundo o autor aponta que "estudar permite a compreensão lógica da realidade, constitui-nos e dá sentido às coisas".Podemos criar,imaginar,inovar e assim tornar um mundo mais prazeroso e agradável de se viver.Pois, como a fala do autor "Estudar faz com que não nos habituemos à ignorância.Logo,reconhecendo que o estudo irá lhe trazer um benefício, ou seja, estudar vale a pena.Além de abrir novas oportunidade e experiencias que contam para vida e para o currículo.

    Estudante-Kailane Fiuza, turma- 3Bv

    ResponderExcluir
  12. Bom comentário, você consegue dialogar de forma interessante com o autor do texto, mas sugiro ampliar seus argumentos. Também, rever algumas coisas na digitação, por exemplo: na segunda citação você não fecha aspas.

    ResponderExcluir

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D