quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Estudantes de História da UFRB apresentam em evento no CAHL atividades pedagógicas realizadas no CEPES e no CEAG, a partir do PIBID e do RESPED.






Entre os dias 9 e 10 de dezembro de 2019, os estudantes do curso de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e  do Residência Pedagógica (RESPED), apresentaram em uma mostra no auditório do Centro de Artes e Humanidades e Letras – CAHL (Cachoeira), suas experiências pedagógicas desenvolvidas com turmas do Colégio Estadual Professor Edgard Santos – CEPES e do Centro Educacional Angelita Gesteira - CEAG, ambos localizados na cidade de Governador Mangabeira.

Os estudantes do PIBID, presentes no CEPES apresentaram um síntese da pesquisa realizada acerca de temáticas vinculadas a História Local, elucidando as festas religiosas de São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, além das festas profanas da Micareta e do 2 de julho (Governador Mangabeira). Também foi produzido um texto acerca da história do CEPES, fundado em 1978. Já o grupo de pesquisadores vinculados ao CEAG, realizou uma estudo acerca de algumas rezadeiras do mencionado município, levando em consideração a representatividade e simbolismo das práticas desenvolvidas por essas mulheres. 

Durante a explanação, os bolsistas demonstraram a satisfação e a importância de levar para sala de aula essa modalidade de pesquisa, proporcionando aos estudantes um maior contato com a história do seu município, uma vez que a História Local possui um relação mais ampla com a vida dos discentes, bem como o valor cultural e histórico atribuído as rezadeiras. 

Já no grupo do Residência Pedagógica, alguns licenciando apresentaram através de banners e comunicações orais suas experiências desenvolvidas a partir de oficinas executadas durante o projeto da Consciência Negra 2019 do CEPES, sendo as temáticas: Trajetória da ex-prefeita Domingas da Paixão (residente André); A Percussão como uma possibilidade metodológica para as aulas de história e cultura afro-brasileiro (residente Nélio), protagonismo e o empoderamento na trajetória de vida de Formiga e Iza (estagiárias Viviane e Ana Carolina). Nos seus relatos, os residentes enfatizaram a importância dessas oficinas no processo de ensino aprendizagem, bem como a relevância do desenvolvimento dos seus estágios nas turmas do CEPES.

Vale salientar, que os grupos do PIBID são  supervisionados pelo professor da UFRB, Fabrício Lirio. No CEPES, a coordenação foi realizada pela professora Elizabete Rodrigues, coordenação essa, iniciada pelo professor Luciano Dantas. O grupo é composto pelos seguintes alunos: Cátia Cristina, Milena, Marcos Cândido, Anete, Rosinete, Roselane, Samile e João Paulo. Já o grupo do CEAG, formado pelos estudantes Aurélio, Delcirene, Darlene, Emile, Gilberto, Joseane, Matheus e Suely, contou com a coordenação da professora Eliene Oliveira. 

Por sua vez, o grupo do RESPED, que atuou apenas no CEPES possui a supervisão do professor da UFRB Sérgio Guerra Filho, sendo o preceptor o professor Luís Carlos Borges, grupo esse formado pelos estudantes André, Adriano, Ana Carolina, Letícia, Maria Cláudia, Matheus, Nélio, Ricardo, Suziele e Viviane

Além dos CEPES, os mencionados programas desenvolveram atividades em outras escolas da região, sendo alguns desses trabalhos coordenados pela professora da UFRB Martha Rosa, envolvendo temáticas como Escravidão, Revolta escrava do Haiti, Trajetória de Clara Nunes, Música popular no Regime Militar, Jogos Didáticos de História e outros.   

“Parabenizamos aos professores coordenadores do PIBID e do RESPED, bem como os estudantes bolsistas pela realização desse significativo evento, demonstrando a importância da pesquisa na área de história no Recôncavo, elucidando temáticas extremamente relevantes no campo historiográfico, principalmente na perspectiva da História Local e da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, evidenciando o valioso papel da UFRB na promoção da pesquisa e da extensão acadêmica no contexto do Recôncavo e da Bahia. Em tempo, agradeço a professora Martha Rosa pelo convite para avaliar alguns trabalhos, bem como ao professor Fabrício Lirio pela participação na mesa do evento. Ainda agradecer e parabenizar aos estudantes do Residência Pedagógica do CEPES pela parceria desenvolvida durante esse ano no estágio e em outras atividades, de igual forma ao professor Sérgio Guerra", salientou professor Borges.
     
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D