Professora da Rede Municipal de Governador Mangabeira, lança livro durante a FLICA




A professora JANETE MARQUES, lançou hoje (26/10/19) na 10ª edição da Feira Literária de Cachoeira (FLICA), no auditório da Fundação Hansen Bahia, o livro infantil intitulado de: Um livro pra Nini... Um livro pra Nana..., inspirado na relação de suas duas filias (Nini e Nana) com a leitura, sendo as ilustrações do cartunista Daniel Teodorio dos Santos (Dany).
Com um texto bem articulado, Marques apresenta como deve ser um livro para uma adolescente, representada pela personagem Nini, bem como, um livro para uma criança, representada por Nana. Nesse sentido, a narrativa é fundamentada na sua convivência familiar com suas filhas e a relação desenvolvida por elas com a leitura. O rico texto, ganha maior expressão com as qualificadas ilustrações do artista Dany. Assim, a autora destaca que:
“Um livro pra Nini tem que ter mais palavras do que imagens. Tem que ser grosso e demorar muito pra chegar ao fim” (MARQUES, p. 6, 2019).
Os livros de Nana tem frases curtinhas que ficam juntinhas com muitas ilustrações, mas tem alguns que nem precisam de palavras pra contar história. As imagens são as narradoras”. (MARQUES, p. 7, 2019).
No decorrer do livro, a autora apresenta outras características dos livros que são lidos por Nini e Nana, bem como destaca a maneira que as personagens se apropriam da leitura. Assim, encerra sua relevante produção de incentivo à leitura na infância e adolescência, destacando que: “Nini e Nana são bem diferentes, mas o que elas mais gostam é de ganhar livros de presentes” (MARQUES, p. 18, 2019).
Janete Marques é licenciada em História pela Universidade Federal do Recôncavo Bahia – UFRB, atualmente é professora da educação infantil da Escola Vovó Dedé, localizada no bairro do Portão, município de Governador Mangabeira, também desenvolve outras atividades pedagógicas relacionadas as questões étnico-raciais.
Ainda, durante o evento, Janete Marques prestou uma homenagem a escritora Odelita Figueiredo e ao cartunista Dany. Salientando, que o livro foi publicado pela Scortecci Editora (São Paulo), sendo comercializado pelo valor de R$ 30,00 (trinta reais).
“Parabenizo a Janete Marques pelo lançamento do seu livro, uma rica produção que demonstra a importância da leitura para as crianças e adolescentes. Além disso, evidencia a inserção de uma professora negra em uma espaço até então recheado de preconceitos e estereótipos. Sem dúvidas, a conquista de Janete, torna-se uma marco para a educação mangabeirense e do Recôncavo, algo digno de aplausos, elogios e parabéns”, salientou professor Borges, que esteve presente no lançamento do livro, juntamente com sua esposa – Mirian Flores.

Postar um comentário

0 Comentários