quinta-feira, 5 de setembro de 2019

ESTUDANTES DO CEPES DESENVOLVEM HORTA ORGÂNICA



Os estudantes do 1º CV, do Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira, estão desenvolvendo uma horta escolar orgânica, ou seja, livre de agrotóxicos. Tem sido cultivado cebolinha, salsa, alface, coentro, pimentão, tomate, beterraba, cenoura e alguns tipos de ervas medicinais.

Objetivo e metodologia 
“O objetivo do cultivo de uma horta orgânica no CEPES, consiste em orientar os estudantes acerca dos benefícios em consumir os produtos plantados a partir do manejo livre de agrotóxicos e motivá-los a serem multiplicadores desta prática. O espaço da horta, também, foi visto como importante para poder trabalhar conhecimentos de matemática, cuidado com o meio ambiente e cidadania”, salientou a professora Yoná Aragão, coordenadora do Projeto.

Aragão, também enfatiza que para otimizar a horta escolar, os estudantes usam materiais alternativos, que seriam descartados. Tal prática visa diminuir custos financeiros, ampliar a consciência de gerenciamento de resíduos sólidos e a responsabilidade do uso dos recursos hídricos, sendo que a sala foi dividida em 5 equipes, ficando para cada dia da semana um grupo responsável pelo monitoramento da horta.

Materiais Usados

Para a semeadura está sendo reaproveitando placas de ovos, cascas de ovos e placas de isopor.

Para a irrigação por gotejamento e capilaridade são reaproveitadas garrafas pet.

Para a adubação são usados esterco bovino e composto a base de reaproveitamento de casca de banana, pó de café, cascas de ovos, poda de grama e cinzas.

Para o sombreamento, no momento, está sendo feito o reaproveitamento das folhas secas de coqueiros.

A importância da Horta Orgânica

Segundo Guimarães (2014), o cultivo de uma horta orgânica é uma forma natural de produzir hortaliças e plantas medicinais, utilizando-se práticas culturais adequadas, sem uso de agrotóxicos, adubos químicos, sementes transgênicas, antibióticos e outros produtos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Cultivar no sistema orgânico significa fazer as pazes com a natureza, protegendo os recursos naturais (solo, água, flora e fauna) e as futuras gerações, restaurando a biodiversidade e preservando a diversidade biológica, que é a base de uma sociedade equilibrada.

A professora Yoná Aragão, ainda salienta que os produtos já cultivados foram distribuídos entre os próprios alunos, já a próxima colheita será incorporada a merenda escolar. Além disso, expressa sua satisfação com os resultados alcançados através da horta orgânica, agradecendo o empenho dos estudantes e o apoio da direção, funcionários e professores do CEPES. Assim,  "embora a mudança de hábitos alimentares requer tempo, sabe-se que a consciência dos envolvidos e o apoio da escola podem cooperar, para transformar os valores alimentares, contribuindo para cidadãos mais saudáveis”, afirmou.

Opinião dos alunos

Para o aluno Jailton Silva Sena, estudante da turma que a atividade está sendo desenvolvida, "participar da organização de uma horta orgânica no próprio Colégio tem sido uma experiência importante, pois nos incentiva a criar hortas em nossas casas, além do valor nutritivo dos alimentos orgânicos, bem como, demonstra aos alunos como ganhar dinheiro com a produção de hortaliças".

Já para Jailson Silva Sena, outro aluno da mencionada turma, "a experiência com a horta orgânica do CEPES, têm demonstrado a necessidade de se cultivar alimentos orgânicos, uma vez que eles não possuem agrotóxicos, são alimentos saudáveis. Está sendo gratificante participar desse projeto". 

Parabenizo a professora Yoná e aos estudantes da turma 1º CV do CEPES por essa relevante iniciativa, demonstrando que é possível a produção de alimentos saudáveis, isentos de agrotóxicos e ao mesmo tempo incentivando práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, a criação da horta orgânica implica na disseminação entre os alunos de uma visão a crítica acerca de hábitos alimentares saudáveis e o desenvolvimento do espírito de coletividade e cooperação mútua, salientou professor Borges.  




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