sábado, 24 de agosto de 2019

Estudantes do CEPES participam de aula de campo em Salvador







Estudantes do Colégio Estadual Professor Edgard Santos CEPES, localizado no município de Governador Mangabeira (a 119 km de Salvador), participaram de uma atividade pedagógica na capital baiana nesta sexta-feira (23). Ao todo 51 alunos, com faixa etária entre 16 a 18 anos do 2º ano do Ensino Médio, estiveram presente na aula de campo no Centro Histórico de Salvador e no Museu Náutico, no Farol da Barra.

A atividade pedagógica envolveu estudos sobre o Brasil Colônia, a exemplo de como Salvador se tornou a primeira capital do Brasil e a estrutura arquitetônica da época. Os alunos aprofundaram os estudos sobre a cultura africana e como os negros tiveram participação ativa no processo de povoamento pós-descobrimento do Brasil. Já na visita ao Museu Náutico, os estudantes aprenderam como era a navegação nos séculos XV e XVI, que possibilitou a chegada dos portugueses ao Brasil.

O professor de História, Luís Carlos Borges da Silva, destacou a importância de atividades como estas para o aprendizado dos alunos. “Nesta aula de campo, os alunos perceberam o quanto a cidade de Salvador foi importante no processo de colonização da América Portuguesa. Também demonstramos para eles aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos daquele momento na cidade de Salvador”, disse.

Conhecendo pela primeira vez o Centro Histórico, a estudantes Franciele da Silva Pereira, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio, falou emocionada sobre o que aprendeu. “Foi lindo demais conhecer de perto pontos que foram explicados pelo professor na sala de aula. É muito boa esta vivência, principalmente, porque foi a minha primeira vez em Salvador e sempre quis conhecer esses lugares que fomos hoje. Eu gostei mais da Catedral Basílica e da Igreja de São Francisco”, contou.

Já o aluno Luedsom Santos de Souza, 17, 2º ano, disse que ficou encantando com o Museu Náutico. “Conhecer a história da navegação baiana naquele período, sabendo que tinha uma ligação muito forte com o Recôncavo, que é onde fica a nossa cidade, foi maravilhoso. Com certeza essas atividades nos ajudam a aprender melhor”, falou.

O roteiro de visitação aos pontos históricos foi o seguinte: Elevador Lacerda, Praça Municipal, Praça da Sé, Catedral Basílica, Museu Afro, Terreiro de Jesus, Largo de São Francisco, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Pelourinho e Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra).

Agradecemos a todos e a todas que contribuíram para a realização dessa significativa atividade, alunos, direção, professores, funcionários do CEPES, além dos estagiários da UFRB. Não esquecendo do apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretária de Educação, a qual cedeu o transporte para a realização da viagem”, salientou o professor Borges.  
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D