CEPES, realiza Projeto Consciência Negra acerca dos Negros e as Negras nas Tecnologias da Informação e Comunicação



















No dia 29/11/2017, O Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira - Bahia, realizou a culminância do Projeto Consciência Negra, com a temática: Os Negros e nas Negras nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): dos estereótipos a valorização, como os subtemas que discutiam a negação e a valorização dos negros e negas na televisão, cinema, internet e fotografia.
O Projeto foi dividido em três etapas: primeira - realização de seminários acerca da temática específica de cada série; segunda - a produção artística e a terceira - apresentações das produções artísticas (culminância).
Durante a culminância os alunos apresentaram suas produções artísticas acerca da temática em foco, utilizando instrumentos lúdicos como a música, dança, poesias, peças teatrais e outros, além do desfile da beleza afro-brasileira com um casal representando cada sala de aula.
A culminância do mencionado projeto, também contou com a participação do grupo de dança Embaixad'África, formada por estudantes da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, campus Malês - São Francisco do Conde, estudantes esses oriundos de países do continente africano que falam a língua portuguesa. Estavam presentes dois de Angola, um de Guiné Bissau, uma de Cabo Verde e outra de São Tomé e Príncipe, sendo que a vinda deles ao nosso município foi articulada entre a professor de filosofia do CEPES - Divanise Vieira e uma ex-aluna do Colégio que também estuda na UNILAB - Rafaela Santos. Além da brilhante performance dançando, os estudantes fizerem um breve relato acerca da cultura de seus países e enfatizaram a necessidade em se desconstruir a visão negativa que ainda existe acerca da África.
Estiveram presentes no evento autoridades municipais como: Marcelo Pedreira (Prefeito), Derlan Queiroz (Secretário de Meio Ambiente), Ribamar Rodrigues (Secretário de Educação) e Tenilson Moura (Diretor de Transportes).
O Projeto contou com o apoio e colaboração das seguintes instituições e pessoas: Secretarias Estaduais de Educação (Coordenação da Diversidade) e Promoção da Igualdade Racial, Editora FTD, Faculdade Maria Milza - FAMAM, UNILAB, Prefeitura Municipal, Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura, Pipoca Eventos, TR Turismo e Transportes, Fotografo Maslã Souza, Ex- aluna Rafaela Santos, Vereadora Gal Menezes e Vereador Luciano Cunha.  
Vale ressaltar a satisfação dos alunos com a realização do Projeto Consciência Negra, evidenciada em uma atividade avaliativa coordenação da professora de Língua Portuguesa Célia Santana, um dia após a culminância: "o projeto contribuiu para mostrar que existem muitos negros que têm destaque na TV, na internet e no cinema e em vários outros lugares, nossa forma de pensar mudou bastante (...) Chegamos a uma conclusão de que o projeto tem que continuar, para alertar as pessoas e também trazer informações, pois ele está mudando a forma de pensar e agir daquelas pessoas que antes tinham pensamentos lamentáveis e ruins sobre os negros". (Alunos do 2º BM do CEPES).
"Queremos agradecer aos estudantes, professores, funcionários, coordenação pedagógica e a direção do CEPES pelo apoio e dedicação para a realização do Projeto Consciência Negra 2017, em especial a professora Divanise Vieira pela parceria na coordenação do evento. Também, as instituições e pessoas que contribuíram financeiramente ou logisticamente com o evento. Em suma, agradecemos a toda comunidade educacional do CEPES pela a realização desse brilhante projeto, com uma produção de conhecimento qualificada, através dos seminários e apresentações artísticas. De fato, nossos alunos deram um show, demonstrando apropriação da temática em foco, elucidando que para além dos estereótipos precisamos buscar a valorização dos negros e negras nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)", salientou o professor Borges.
PARABÉNS A TODOS E TODAS!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=3xCy3SETVHA&t=25s
   

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pelo evento!
Bela iniciativa e organização...