Atividade dos estudantes do Colégio José Bonifácio sobre violência contra a mulher, é matéria da Revista Carta Capital



Uma atividade dos estudantes do Colégio Estadual José Bonifácio, localizado cidade de Governador Mangabeira - Bahia, acerca da violência contra mulher, especificamente a Lei Maria da Penha,  se transformou em uma matéria da revista Carta Capital, na secção - Carta Educação. A atividade foi coordenada pelo professor de língua portuguesa Moacir Aragão, durante a feira de ciência de 2016. Veja abaixo o texto na integra da reportagem.

No Colégio Estadual José Bonifácio, localizado em Governador Mangabeira, na Bahia, é comum que os alunos busquem temas de seu interesse e um professor que possa apoiá-los no seu desenvolvimento. Uma das alunas do Ensino Médio levou ao professor de Língua Portuguesa, Moacir da Silva Aragão, o desejo de conhecer a Lei Maria da Penha.

Além de separar materiais para leitura e discussão, o docente sugeriu à estudante e seu grupo uma investigação local sobre o tema da violência contra a mulher. As estudantes selecionaram uma rua do município de 20 mil habitantes para descobrir se as mulheres dali já tinham sofrido algum tipo de violência de seus companheiros.

A turma elaborou questionários de pesquisa e foi a campo para aplicá-los, sendo possível conhecer a realidade de 40 mulheres. Delas, 12 já tinham sofrido violência.


As estudantes tabularam os dados com o apoio do professor e fizeram um gráfico e um banner para alertar toda a escola sobre a incidência da violência em uma única rua do município. As alunas também pesquisaram sobre a história de Maria da Penha.

“É papel da escola orientar, agora, acredito que ainda é possível buscar articulação junto a outros órgãos para que tragamos mais essa temática para dentro das unidades”, afirma Moacir.


Fonte:http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/5-escolas-combatem-violencia-contra-as-mulheres/

Postar um comentário

0 Comentários