Pedagoga de Governador Mangabeira, apresentará trabalho em Portugal

MÍRIAM DA SILVA DOS SANTOS DA PAZ, natural do município de Governador Mangabeira, graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Milza - FAMAM, participará da “Porto International Conference on Research in Education” - Porto ICRE'17, que será realizada entre os dias 19 a 21 de julho de 2017, na cidade do Porto - Portugal, no Instituto Superior de Engenharia do Porto - ISEP. O evento  é organizado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação, do uma estrutura que reúne investigadores de diferentes áreas inter-relacionadas do conhecimento que contribuem para o estudo abrangente e sistemático da Educação.

A participação de Miriam, na mencionada Conferência, será através da apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso, com o titulo: "As Concepções dos Educadores sobre as Práticas Educativas Desenvolvidas com Jovens em Situação de Risco em uma Instituição Socioeducativa no Interior da Bahia", o qual visa discutir a situação dos sujeitos em situação de risco, na perspectiva de debater sobre eficácia da aplicabilidade das medidas socioeducativas, diante da necessidade urgente de reversão de tal realidade social. Do ponto de vista social, esse trabalho poderá permitir novas formas de ver e entender quem são os jovens em estado de vulnerabilidade, para além de estereótipos e preconceitos, a partir das visões dos professores que atuam com esses sujeitos. A orientadora do TCC foi a  professora Adarita da Silva Souza.

Miriam da Silva dos Santos da Paz, mulher negra, oriunda de família humilde, reside na localidade de Furtado, município de Governador Mangabeira, filha de Almerindo Ferreira dos Santos e Maria Julieta da Silva dos Santos, mãe de três filhos, concluiu seu ensino médio no Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES, no anexo da localidade de Quixabeira, em uma turma de EJA - Educação de Jovens e Adultos que funciona no período da noite, já em 2016 concluiu sua graduação em Pedagogia pela FAMAM.

Devido os elevados custos da viagem, Mirian está recebendo apoio da Prefeitura Municipal e de seus parentes e amigos, pois atualmente encontra-se desempregada.

"Parabenizamos a professora Mirian pela aceitação do seu trabalho nessa renomada Conferência na cidade do Porto - Portugal, demonstrando o valor da sua pesquisa, a qual discute uma relevante temática - Jovens em situação de Risco, bem como, elucidamos a significativa presença de uma pesquisadora negra nessa vertente educacional", explicitou o Professor Borges 

Postar um comentário

5 Comentários

Juvenal disse…
Isso é muito bom, rompendo fronteiras.

Parabéns
Unknown disse…
Parabéns!! Trabalho de fato muito enriquecedor, sei bem o que esta realidade trabalho diretamente na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Deus abençoe conterrânea SUCESSO!!
Professor Borges disse…
Miriam, a matéria de sua viagem a Portugal, no meu blog, superou a 5.000 visualizações, um recorde do blog. Parabéns mais uma vez
Unknown disse…
Miriam parabéns por esse trabalho maravilhoso q visa nossas crianças,adolescente e jovem da nossa comunidade.Tânia
Miriam Paz disse…
Muito obrigada querido, de acordo com a minha pesquisa, tem sim um grande índice de crianças e adolescente em situação de risco, isso decorre entre tantos fatores a falta de estrutura familiar, social e política. Precisamos sem sombras de dúvidas, prestarmos uma atenção especial nas questões inerentes a esses indíviduos