Colégio Edgard Santos, realiza palestra com o Professor Dr. Jânio Roque, acerca da temática Cultura Junina








No dia 14/06/2017, aconteceu no Colégio Estadual Professor Edgard Santos - CEPES, localizado na cidade de Governador Mangabeira, uma palestra com o professor Dr. Jânio Roque Barros de Castro, acerca da temática Cultura Junina. A atividade fez parte da abertura do projeto Caravana do Forró, cujo tema desse ano é Literatura e Problemas Sociais, com culminância dia 20/06, através de apresentações de cordéis relacionados a diversos livros que os alunos realizaram a leitura e dia 21/06, caminhada por ruas da cidade enfatizando a ideia da Caravana do Forró.
Na oportunidade, o professor Jânio Roque realizou uma conceituação de Cultura Junina, bem como, elucidou as principais características vinculadas a temática. Também, respondeu as ótimas perguntas elaboradas pelos estudantes, as quais versaram sobre diversos aspectos: a origem das comidas, bebidas e roupas juninas, por que é comum tocar fogos nesse período, a origem das quadrilhas, como surgiu a tradição das pessoas saírem de casa em casa nos dias 23 e 24 de junho, as diferenças entre os tipos forró pé de serra, universitário e eletrônico e como se explica elevação das festas juninas nas cidades e sua consequente diminuição no campo.
Castro, ainda enfatizou que o São João não acabou, as tradições juninas continuam vivas, porém sofrem ressignificações a cada época. Na atualidade existe uma espetacularização dessas festas - massificação e uma concepção midiática, quando em algumas cidades se atribui uma elevada concepção mercadológica para as festividades desse período. Alertou para a necessidade de se valorizar os artistas locais durante os shows das festas juninas e que pela ótica acadêmica devemos observar as identidades que permeiam essa vertente da cultura brasileira, levando em consideração cinco dimensões espaciais dessas festas: a casa, a rua, a praça, as arenas privadas e o deslocamento transregional.
Jânio Roque Barros de Castro, possui graduação e especialização em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Mestrado em Geografia e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. É Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus V, Santo Antônio de Jesus e Coordenador do Colegiado de Geografia do DCH – UNEB – Campus V. Orienta dissertações de Mestrado, pesquisas de iniciação científica  e monografia de graduação. Chegou a desenvolver no extinto CECOM e no CEPES a função de professor da educação básica na década de 1990. É autor do livro: Da Casa à Praça Pública – espetacularização das festas juninas no espaço urbano – EDUFBA, 2012, além de diversos artigos publicados nacionalmente e no exterior.
Também, durante a atividade aconteceu uma brilhante apresentação do quarteto do forró, formado por alunos do CEPES (Jonatas, Ronaldo, Emerson e Cinho).
"Parabenizamos os professores(as), alunos(as), funcionários(as) e a direção da escola pela realização dessa relevante atividade, bem como, agradecemos ao professor Jânio Roque pela extraordinária palestra, demonstrando o valor histórico e cultural das festas juninas", salientou o professor Borges.   

Postar um comentário

0 Comentários