Sobre Gansos e Equipes

Quando você vê gansos voando em forma de “V”, pode ficar curioso quanto as razões pelas quais eles escolheram voar dessa forma. A seguir, algumas descobertas feitas pelos cientistas:

FATO 1: A medida em que cada ave bate suas asas, ela orla uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais que se cada ave voasse isoladamente. 

VERDADE: Pessoas que compartilham uma direção comum a um senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente porque elas se apoiam na confiança das outras.

FATO 2: Sempre que um ganso sai da formação, ele repentinamente sente a resistência arrasto de tentar voar só e, de imediato, retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente. 

VERDADE: Existe força, poder e segurança em grupo quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objeto comum. 

FATO 3: Quando o ganso líder se cansa , ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto um outro assume a ponta. 

VERDADE: É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo. 

FATO 4: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade. 

VERDADE: Todos necessitam ser reforçado com apoio ativo e encorajamento dos companheiros. 

FATO 5: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar o proteger. Eles o acompanham até a solução do problema e, então, reiniciam a jornada os três ou juntam-se à outra formação, até encontrar o seu grupo original. 

VERDADE: A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação. 

CONCLUSÃO: Para o bem do grupo, é fundamental ser um ganso voado em “V”. Vamos nos lembrar mais frequentemente de dar um “grassando” de encorajamento e nos apoiar uns nos outros com amizade.

Autor desconhecido.

Postar um comentário

0 Comentários