Flanelinha é aprovado em vestibular da UnB e vira exemplo de superação

Depois de quase 30 anos sem estudar, um flanelinha em Brasília conquistou o direito de mudar o trabalho. O José Mário saiu do Maranhão, foi tentar a sorte em Brasília e agora é um exemplo de superação. Essa é uma história para contrariar os desanimados, os pessimistas, aqueles que acham que não dá para mudar nada na vida, que o tempo passou. Aos 52 anos, José Mário é o novo aluno da Universidade de Brasília.
Há nove anos, José Mário largou o emprego de fundidor de alumínio em uma fábrica de São Luiz, no Maranhão, e foi para Brasília em busca de uma vida melhor. Tentou, mas não conseguiu. Sem muita opção, virou flanelinha e encarou muito preconceito. “Não nos aceitavam como profissão, nem como função, e sim como uma maneira de mendigar uma moeda. Isso me entristecia”, afirma o universitário José Mário Silva dos Santos.
No começo do ano, José Mario resolveu mudar mais uma vez. Decidiu investir nos estudos. Foi em um cursinho e pediu uma bolsa ao coordenador. “No primeiro momento, a gente ficou um pouco resistente, mas devido à insistência dele, à vontade de estudar mesmo, ele acabou por convencer a gente a conceder essa bolsa a ele”, diz o coordenador de cursinho Marcelo Corrêa.
José Mario queria entrar na Universidade de Brasília. Saía do estacionamento e ia direto para o pré-vestibular. “Um ótimo aluno, ele perguntava muito, ele muito interessado e muito curioso também”, conta a professora Araceli dos Santos.
A última aula, lá no Maranhão, foi há 29 anos, era a hora de reaprender. “Tudo que eu passava, que olhava, um outdoor, qualquer coisa eu lia. Se eu andasse na rua e olhasse um caderno que tivesse muita equação, muita matemática, muita física, eu também pegava, levava para casa e ia tentar responder aquelas questões”, afirma José Mário.
O esforço valeu a pena. José Mario foi aprovado no vestibular para o curso de gestão ambiental da UnB. Os colegas de cursinho aplaudiram. A conquista só veio aos 52 anos.
O flanelinha virou exemplo para os mais jovens. “É uma história de superação, isso me fez acordar mais ainda para eu ir atrás do que eu quero”, destaca a estudante Maria Clara Mesquita.
Agora, chegou a hora de virar estudante universitário. José Mário está na UnB para fazer a matrícula. É o primeiro passo de muitos que ainda virão. Daqui a quatro anos, o diploma de gestor ambiental vai ser o grande troféu deste vencedor. Documentação entregue e pose para a foto da carteirinha.
Agora, é só preparar para as aulas que começam no dia 11 de agosto. “Creio eu, que com o passar do tempo vá aparecer novas oportunidades de trabalho e a vida vá se tornar mais maleável, mais fácil para mim. Porque era difícil, muito sofrida”, diz José Mário.
Fonte: Bom Dia Brasil

Postar um comentário

0 Comentários