SEPROMI LANÇA CAMPANHA CONTRA A APOLOGIA AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NA MÍDIA E NAS REDES SOCIAIS

A SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade do município de Governador Mangabeira - BA, através do Departamento de Juventude, lança a campanha contra a apologia ao consumo de bebidas alcoólicas na Mídia e nas Redes Sociais, essa iniciativa se justifica devido aos graves problemas que as bebidas alcoólicas têm causado a população em geral, principalmente aos jovens. Além disso, pesquisas comprovam que o uso de álcool pode influenciar no primeiro contato com as drogas ilícitas.
Quem acredita que essa iniciativa pode contribuir para uma conscientização acerca desse assunto, por favor, compartilhe, curta e divulgue. Contamos com você.     

BEBIDA ALCOÓLICA UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Bebida alcoólica é uma droga legalmente aceita que tem um potencial destrutivo igual ou maior do que muitas drogas proibidas. Se analisarmos as estatísticas envolvendo mortes, doenças ou ferimentos envolvendo bebidas alcoólicas chegaremos à triste conclusão que é uma das maiores causas diretas ou indiretas de problemas de saúde ou mortes.
Normalmente só se associa a cirrose como um problema da bebida, mas se esquece de que problemas cardíacos, diabete e até câncer podem ser agravados pelo consumo de álcool, além de problemas familiares e sociais. Se acrescentarmos a este número os mortos e feridos em acidentes de transito, acidentes de trabalho ou em atos de violência causados pelo consumo de álcool, chegaremos a números alarmantes.
Segundo dados do Ministério da Saúde:

·       O álcool está relacionado a 21% dos acidentes no trânsito.

  • 49% das agressões estão associadas ao uso do álcool. As principais vítimas são homens de 20 a 39 anos. Em 2011, foram 42.425 mortes.
  • Uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriu bebida alcoólica.
  • O SUS gasta por ano aproximadamente R$ 200 milhões só com internações após acidentes de trânsito influenciados pelo consumo de bebidas alcoólicas.
  • Em média por ano são registradas 42 mil mortes em acidentes de carro no país, sendo que boa parte dessas é causada pela associação de bebidas e direção.

O QUE DEVE SER FEITO ENTÃO PARA DIMINUIR SEU CONSUMO

A forma mais efetiva de se diminuir o consumo é fazendo o mesmo que foi feito em relação ao cigarro, com excelentes resultados no mundo inteiro.
As principais medidas seriam proibir a publicidade, afixar nas bebidas os problemas que elas podem causar pelo seu consumo, fazer campanhas de esclarecimentos a população que mostrem que o consumo de bebidas não é chique e nem está na moda, mas é sim algo que pode levar a degradação, ao isolamento e até a morte.
Quando o assunto é as consequências do uso de Bebidas Alcoólicas, a imprensa foge do assunto de quão grave é esse problema no Brasil, e quando coloca alguma coisa mostra como se fosse um fato isolado causado por alguém sem equilíbrio. E muito pelo contrário está a todo o momento incentivando o seu consumo através da publicidade e da apresentação de festas e eventos onde celebridades que estão consumindo bebidas, servindo de estimulo para todos seguirem seus ídolos, principalmente os jovens.
Não queremos como isso ser contra a comercialização e ao consumo moderado. Todos têm que ter liberdade de fazer o que bem quiser desde que não prejudiquem terceiros, apenas é um absurdo que o  consumo de bebidas alcoólicas seja incentivado de forma tão aberta, sem que seja demonstrado os problemas que o mesmo causa a sociedade. Acesse nossa página no facebook - Campanha Contra a Apologia ao Consumo de Bebidas Alcoólicas


(Texto adaptado do blog: sindicacau.blogspot.com br).

Postar um comentário

0 Comentários