Presidenta Dilma inaugura exposição com obras de Carlinhos Brown

Em uma cerimônia marcada por ritmo e musicalidade, a presidenta Dilma Rousseff abriu, na tarde desta terça-feira (23), a mostra “O Olhar que Ouve”, composta por 19 obras do cantor e compositor Carlinhos Brown. O evento, que aconteceu no Palácio do Planalto, contou também com as presenças da ministra da Cultura, Marta Suplicy, de senadores, deputados e autoridades do Governo Federal, assim como do presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra.
Descontraída, a presidente parabenizou Carlinhos Brown pela sua primeira exposição e o caracterizou como um excepcional músico brasileiro, capaz de se transportar do mundo do som para o mundo das imagens. “Dizem que o universal sempre está em um mundo muito particular, e é a capacidade de expressar esse mundo que transforma um autor em um grande artista”, afirmou.
Durante o evento, Carlinhos Brown fez demonstrações com a caxirola – chocalho que será usado pelas torcidas durante a Copa do Mundo de 2014 – e tocou parte do hino nacional em uma instalação feita com exemplares do instrumento. Dilma Rousseff, destacou o aspecto sustentável da criação do artista baiano.
“Ele combina aí o fato que nós estamos falando de um plástico verde, de um país que tem a liderança da sustentabilidade no mundo e ao mesmo tempo é um objeto capaz de fazer duas coisas: combinar a imagem com som e nos levar a gols”, disse a presidente.
Inspiração africana - Inspirada no caxixi, um tipo de chocalho de origem africana usado, principalmente, como complemento do berimbau e feito de palha, a caxirola é feita de um material plástico que, segundo os fabricantes do instrumento, é derivado da cana de açúcar. Na opinião de Brown, principalmente as crianças terão uma experiência fantástica com o instrumento. “A caxirola tem um sentido transcendental de cura, de paz, de estar em sintonia com a natureza e todos os orixás”, afirmou. Fonte: Fundação Palmares

Postar um comentário

0 Comentários