Começa a revitalização do Rio Paraguaçu em Cachoeira

Patrimônio natural e  importante cartão-postal de Cachoeira (a 110 km de Salvador), no Recôncavo baiano, o Rio Paraguaçu está sendo revitalizado em toda a extensão da orla fluvial. Iniciada há duas semanas, a operação de limpeza já  recolheu 800  toneladas de lixo e entulho das margens,  aterradas  ao longo de anos devido à  ação dos moradores.
São garrafas e sacolas plásticas, carcaças de animais, calçados,   vasilhames de vidro, copos descartáveis, restos de material de construção, móveis, eletrodomésticos e brinquedos quebrados.
O volume de resíduos revela  a gravidade da situação em que se encontra o trecho do curso de água  que  banha a cidade, originada a partir do século 17 na margem esquerda do rio. "É  triste demais ver a quantidade de lixo que estava aqui", espantou-se o aposentado Antônio Silva, 68, ao observar o serviço feito por  25  homens, com a ajuda de duas máquinas e oito caçambas, que fazem em média 10 viagens por dia.
O objetivo da missão é  devolver  ao rio margens livres de materiais nocivos ao equilíbrio natural, além do curso normal de água. "Esta é primeira grande intervenção do poder público no Paraguaçu  nas últimas décadas. Espero que não pare por aí", incentiva o escultor Carlos Fory. Fonte: A tarde

Postar um comentário

0 Comentários