Brasil e África intensificam relações em 2013

A relação do Brasil com os países da África deve se intensificar em 2013 devido a uma série de parcerias e aos esforços para estimular o crescimento econômico com inclusão social. Segundo o subsecretário-geral político para África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, o Brasil é uma espécie de exemplo a ser seguido, pois assim como a maioria dos países africanos também foi um território colonizado.
A presidenta Dilma Rousseff tem pelo menos duas viagens ao longo do ano previstas para a região. Em fevereiro, ela deve participar da Cúpula América do Sul-África, no Malabo, na Guiné Equatorial. Em março, a presidenta deve fazer parte das reuniões da Cúpula Brics (Brasil, Rússía, Índia, China e África do Sul), em Durban, na África do Sul.
Para o embaixador, o crescimento econômico no Continente Africano gera novas demandas, abrindo oportunidades de incremento do comércio com o Brasil. “O Brasil pode servir de exemplo, sim, para os países da África. O Brasil é uma espécie de portador de esperanças, pois vem superando as dificuldades e mazelas”, disse o embaixador. “Os africanos observam o Brasil de forma diferente do que [por vezes é a] projetada do país no exterior. Quando vêm ao Brasil, os africanos observam uma realidade superior ao que imaginavam encontrar.” Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários