Senador recebe demandas do Distrito de São Roque do Paraguaçu

São Roque do Paraguaçu vivencia um momento único em sua história. A retomada das atividades do Canteiro da Petrobras e o início da implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu consolidaram uma nova dinâmica econômica e social no distrito e no município de Maragojipe. Essa nova dinâmica é percebida, principalmente, no comércio local e na oferta de serviços, que a partir da nova demanda estão crescendo e dispondo de maior diversificação, atendendo a moradores e trabalhadores desses empreendimentos.
No entanto, todos as implicações positivas que tais empreendimentos possam trazer para a região do Recôncavo, o município de Maragojipe e o distrito de São Roque do Paraguaçu não serão notadas se não houver uma preparação das localidades e de seus habitantes para as novas transformações e o novo cenário promovido pela reativação das indústrias naval e offshore na Bahia.
Foi percebendo as necessidades e o anseio da população de São Roque e de Maragojipe que algumas lideranças vêm trabalhando no sentido de estruturar o município e a localidade para o novo panorama. Uma das iniciativas foi concretizada no dia 21 de setembro, quando o líder comunitário e cidadão maragojipano Luciano Estevam entregou, em mãos, um ofício ao Senador da República e líder do PT no Senado, Walter Pinheiro, solicitando a ampliação do Colégio Estadual Kleber Pacheco e a reforma e reativação da antiga Escola Agroindustrial.
O Colégio Kleber Pacheco é a única instituição escolar que oferece as modalidades de ensino fundamental II, ensino médio e EJA no Distrito de São Roque do Paraguaçu, e atende não só o distrito, mas toda população de São Roque e Enseada, até Barra do Paraguaçu. Já a Escola Agroindustrial, que foi construída na década de 1950 e possuía uma ótima infraestrutura dotada de salas de aula, quadra poliesportiva, cine-teatro e biblioteca, foi desativada e encontra-se completamente sucateada. Atualmente, a antiga escola é denominada Centro Estadual de Educacional Profissional do Vale do Paraguaçu. 
A partir da retomada das atividades de construção no Canteiro da Petrobras e da consolidação do Estaleiro na localidade de Enseada, a região observa um incremento populacional, em virtude da migração de trabalhadores de outros municípios e outros estados. Aliado à necessidade de educação formal e de qualificação profissional da população local, junta-se a necessidade de atender às famílias desses trabalhadores, que em muitos casos se mudam para a localidade juntamente com sua família, e matriculam seus filhos em escolas do município.
A Prefeitura desde o ano de 2008 através do Prefeito Silvio Ataliba vem trabalhando no sentido de conseguir que o projeto de ampliação da escola seja aprovada e implementada pelo Governo do Estado da Bahia. Necessitamos de um retorno, pois o maior prejudicado nesta demora é a população estudantil que tanto necessita de uma educação de qualidade.
A iniciativa também simboliza a preocupação deste líder comunitário com a educação enquanto a opção por um caminho de transformação social e verdadeiro progresso.

Postar um comentário

0 Comentários