Hemoba promove ação no dia Mundial do Doador de Sangue

No dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, a Fundação Hemoba recebe os voluntários ao som de uma banda de forró na manhã desta quinta-feira (14), na Av. Vasco da Gama, Ladeira do HGE, em Salvador. A ação tem o objetivo de celebrar a data e estimular a doação de sangue no período que antecede os festejos juninos.
Doadora desde os 18 anos, Ana Amorim, hoje com 24 anos, promove campanhas períodicas com um grupo da igreja do qual faz parte para incentivar o voluntariado.
"De três em três meses tentamos promover alguma campanha para doação de sangue. Eu considero muito importante esse ato. Muitas vezes as pessoas se mobilizam apenas quando alguém próximo apresenta alguma necessidade de doação, mas temos que fomentar uma mobilização além disso, mostrar a relevância", avalia Ana.
No sábado (16), o grupo de Ana promove uma ação em parceria com o Hemoba para receber doadores das 8h às 12h. Um café da manhã será servido aos voluntários após a doação.
O Hemoba recebe voluntários de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, além dos sábados, das 7h30 às 12h30. Não é necessário fazer agendamento.

Critério
Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 67 anos (menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável). As recomendações médicas são ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas quatro horas, além de evitar alimentos gordurosos.
Não deve fazer a doação quem estiver gripado ou com febre, mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto, aqueles que tiveram hepatite após os dez anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis. No momento da doação, é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Fonte"G1/Bahia"

Postar um comentário

0 Comentários