sexta-feira, 15 de junho de 2012

Há 'consenso grande' sobre o Pnuma na Rio+20, diz embaixador brasileiro

Após reunião de duas horas, na noite desta quinta-feira (14), para discutir o futuro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), uma das questões com discordância nas negociações da Rio+20, o negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, se disse satisfeito com a posição dos países sobre o assunto e acredita num consenso sobre o fortalecimento do programa ambiental da ONU.


Este é um ponto importante de discussão da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Riocentro e entra nesta sexta-feira (15) no terceiro dia de negociações do chamado “Comitê Preparatório”, que antecede a cúpula de chefes de Estado, que ocorre na próxima
Segundo Figueiredo, que se reuniu com um grupo de 15 países para discutir o Pnuma, entre eles os Estados Unidos, o fortalecimento do programa “não está emperrado” e já "há um consenso” a respeito.
“É um tema que há um consenso grande (...) e o que estamos tentando dizer ali é como será esse fortalecimento. A negociação não está emperrada”, explicou o embaixador. Há um debate sobre se o Pnuma deve ser elevado à categoria de agência da ONU ou se deve ser fortalecido de outra forma. O Brasil defende que não deve virar agência, pois o meio ambiente é apenas um dos três pilares do desenvolvimento sustentável, ao lado do social e do ambiental.esteDe acordo com Figueiredo, reuniões com grupos pequenos de países, como a que ele participou, ajudam porque funcionam como um “teste” antes de encaminhar o texto para a plenária geral. “Você vê se o texto funciona para aquele grupo representativo e então consegue levá-lo para o comitê preparatório inteiro”, disse.
Nesta quinta-feira (14), segundo dia de negociações, o diretor da ONU para o desenvolvimento sustentável, Nilckil Seth, disse que existe a possibilidade de os debates serem estendidos para o fim de semana a pedido dos diplomatas, que ainda não entraram em acordo sobre o documento final da Rio+20.
Fonte"G1/Globo"
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D