Argentina e Reino Unido chegarão a um consenso sobre as Ilhas Malvinas

Neste sabado, 16, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse que a Grã-Bretanha aceita “trabalhar junto” à Argentina em questões como a pesca e no aumento do comércio entre os dois países, mas não haverá nenhuma negociação sobre a soberania das Ilhas Falkland (Malvinas), arquipélago do Atlântico Sul.

Cameron deu as declarações no mesmo dia em que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, fez um discurso na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), pedindo que o Reino Unido restitua as ilhas à Argentina, que acusa os britânicos de terem invadido o arquipélago em 1833.
As declarações do premiê britânico foram feitas no momento em que são marcados os 30 anos do fim da Guerra das Malvinas, quando militares britânicos derrotaram os soldados argentinos que ocuparam as ilhas durante 74 dias em 1982. Mais de 900 militares argentinos e britânicos foram mortos na guerra.
Cameron também ressaltou o apoio do governo britânico à iniciativa dos kelpers (habitantes da ilha), que no primeiro semestre de 2013 farão um referendo para ratificar a autodeterminação de que o arquipélago permaneça com a Grã-Bretanha.
Fonte"A tarde"

Postar um comentário

0 Comentários