SEPROMI, REALIZA EVENTO EM HOMENAGEM AOS CIGANOS




Hoje (25/04), no Ginásio de Esportes do Bairro do Portão, a Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade promoveu uma homenagem aos ciganos, em alusão ao Dia Mundial dos mesmos, comemorado sempre no dia 08 de abril. Dezenas de ciganos estiveram presentes no evento, além de autoridades como vereador professor Borges, secretárias Neci Leite (SEPROMI) e Aline Azevedo (Ação Social), representante da SEPROMI Estadual – Mauricio Reis, prefeita Domingas da Paixão, Maria das Graças - Assessora Especial da Prefeitura e outras. Representando os ciganos de toda a Bahia esteve o senhor Gilson Dantas, que é o presidente da comunidade cigana no Estado, e expressou sua alegria pela realização do evento e agradeceu a comissão organizadora.
Para falar acerca da história dos ciganos no mundo e no Brasil, esteve presente o professor cigano e doutor da UEFS - Jucelho Dantas, explicando que “os ciganos são oriundos da Índia, sendo que no Brasil os primeiros chegaram degredados de Portugal por volta de 1574, hoje são mais de 800 mil espalhados pelo país, divididos em 7 grupos étnicos,  os principais são: Ron, Sinti e Calon, este último presentes na sua maioria na região Nordeste. Ainda enfatizou que a Europa é o continente que possui o maior número de ciganos, chegando a mais de 15 milhões, sendo contingente mais espressivo na Romênia. Também elucidou aspectos da cultura cigana como as roupas, religião, festas, músicas, casamento, danças e outros, e destacou algumas personalidades que tem origem cigana como o presidente JK, Castro Alves e Charles Chaplin. Por último demonstrou sua satisfação em participar do evento, elogiando a organização do mesmo, bem como, a necessidade de valorização e respeito aos ciganos e sua cultura, abolindo qualquer tipo preconceito a esse povo”.
A prefeita Domingas parabenizou o povo cigano pela atividade e disse que "os setores da prefeitura estão a disposição no sentido de realizar atividades em benefício dos ciganos residentes na cidade" . Já o professor Borges salientou que: “a cultura do povo cigano é muito rica e deve ser respeitada e valorizada, e elogiou os mesmos por manterem vivos elementos de sua cultura, ainda parabenizou a prefeita Domingas e toda a equipe da SEPROMI pela iniciativa do evento”.
No final foi servido a todos os presentes um delicioso almoço. Vale lembrar que o evento contou com a colaboração das secretarias de Ação Social, Saúde e Educação, onde ofereceram diversos serviços aos ciganos: carteira de identida, esporte, pintura, orientação médica e dentária, cadastro do bolsa família e outros.
PARABÉNS EQUIPE DA SEPROMI (NECI, DIANA, ANE, DANIEL E CÁSSIO) POR MAIS ESSA INICIATIVA!!!

 

Postar um comentário

0 Comentários