quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Prazo para adesão ao Topa é prorrogado

Ainda há tempo para as prefeituras e entidades sociais do Estado que ainda não aderiram ao Topa. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou o prazo até o dia 13 de janeiro 2012. Os interessados devem realizar a adesão nas Diretorias Regionais de Educação (Direc) ou na coordenação do Topa, na sede da Secretaria, em Salvador. A meta é alfabetizar mais de 300 mil estudantes nesta 5ª etapa.
O programa Todos pela Educação – Topa foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu 841 mil pessoas entre jovens (acima de 15 anos), adultos e idosos não-alfabetizados, e está presente em 407 municípios. Ele traz, na sua concepção, a garantia do direito à alfabetização dos baianos. Para isso, a Secretaria da Educação firmou parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.

As turmas de alfabetização estão presentes em todos os Territórios de Identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro e presídios, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.
O Topa desenvolve, junto a cada turma, uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA. Fonte: Blog Jovem Gera Ação
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D