Lideranças religiosas se unem contra o preconceito

No Dia Nacional de Combate Ă  IntolerĂ¢ncia Religiosa, o SalĂ£o Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) ficou repleto de adeptos de diversas matrizes para, alĂ©m de render homenagens a lĂ­deres religiosos de Salvador, provocar discussões sobre a liberdade de crença.
A data ficou marcada pela morte da ialorixĂ¡ GildĂ¡sia dos Santos, conhecida como MĂ£e Gilda, que virou alvo de ataques em uma ediĂ§Ă£o do jornal Folha Universal, publicado pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), em 1999, ano anterior ao do falecimento da religiosa.
Entre os quatro lĂ­deres religiosos homenageados, somente o padre Gaspar Sadoc, por motivo de saĂºde, nĂ£o compareceu ao evento. Os demais fizeram-se presentes como a ialorixĂ¡ MĂ£e Stella de OxĂ³ssi, o mĂ©dium e lĂ­der espĂ­rita JosĂ© Medrado e o pastor evangĂ©lico Djalma Torres.
Aos 86 anos, MĂ£e Stella levantou a plateia ao entoar um cĂ¢ntico em idioma yorubano. “O trabalho deve durar atĂ© todos se conscientizarem de que o respeito Ă s diferenças precisa ser cumprido”, disse.
Para JosĂ© Medrado, a abordagem sobre a intolerĂ¢ncia precisa sair do discurso. “Os lĂ­deres religiosos devem servir de exemplo para quebrar esse processo, jĂ¡ que a prĂ¡tica intolerante Ă© cometida pelos seguidores”, avaliou. Segundo o pastor Djalma, como evangĂ©lico, nĂ£o tem sido fĂ¡cil levantar a bandeira da igualdade. “Tenho dito que somos filhos do mesmo pai, Deus. Portanto, nĂ£o hĂ¡ espaço para o preconceito”, pregou. Fonte: A Tarde
AmanhĂ£, 23 de janeiro, a SEPROMI do municipio de Governador Mangabeira, tambĂ©m estarĂ¡ realizando uma mesa redonda para refletir acerca do tema Combate a IntolerĂ¢ncia Religiosa, serĂ¡ a partir das 08 horas na CĂ¢mara de Vereadores. 

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios