Excesso de veículos compromete mobilidade em cidades brasileiras

Pelo quinto ano consecutivo, foi batido o recorde de venda de veículos no Brasil, mas as grandes cidades já não aguentam o volume de carros nas ruas e não tem transporte público de qualidade.
Imagine 10 mil veículos a mais nas ruas brasileiras todos os dias. Absurdo? Foi exatamente o que aconteceu no ano passado. Em 2011, a venda de carros, caminhões e ônibus bateu recorde pelo quinto ano seguido, mesmo com a desaceleração da economia no segundo semestre. Foram 3.633.006 veículos vendidos.
O carro hoje, em muitas cidades, não significa maior mobilidade. Pelo contrário, acaba entupindo o trânsito. No ano passado, o tempo médio de deslocamento do paulistano foi de 2h49. Segundo especialistas, no entanto, o carro não é o vilão da história. Prefere o automóvel quem não tem um transporte público eficiente.
Em São Paulo, por exemplo, os 11 milhões de habitantes têm pouco mais de 74 quilômetros de metrô para se deslocar, muito menos do que grandes capitais como Londres e Nova York, que têm população menor e cinco vezes mais quilômetros de metrô. Fonte: Jornal da Globo

Postar um comentário

0 Comentários