Nordeste vende mais motos que o Sudeste em 2011

Este ano, pela primeira vez, foram vendidas mais motos na região Nordeste do que no Sudeste. Mas, em algumas cidades, a educação no trânsito não acompanhou o crescimento das vendas.
Hoje, o Nordeste é campeão de venda de motos no Brasil. Em 2011, foram compradas 557. O veículo de duas rodas substituiu o jegue. “Já não tem burro”, diz o vendedor ambulante Francisco Manuel da Silva.
Araripina, a 700 quilômetros do Recife, tem 77 mil habitantes. A maioria anda de moto. São 13 mil na cidade. Mas falta educação. Apenas dois policiais cuidam do trânsito. A região é recordista em acidentes de moto em Pernambuco. São 19 mortos a cada 100 mil habitantes.
Em uma cidade onde não há o serviço do Samu, o socorro é feito de qualquer jeito. Mercadorias e crianças ficam espremidas entre adultos. Ao todo, 90% dos pacientes acidentados que chegam ao hospital são vitimas da motocicleta.
“Faltam especialistas, como neurocirurgiões”, reclama o médico Oscar Lins Filho.
Ao todo, 30% dos pacientes de moto socorridos nas emergência admitiram ter consumido bebida alcoólica. “Tinha tomado umas doses”, confessa um.

Postar um comentário

0 Comentários