Novenário de São Cosme e São Damião na localidade de Brejos


Está acontecendo na localidade de Brejos, município de Governador Mangabeira, o novenário e louvor aos Santos Cosme e Damião. Os temas refletidos durante as novenas são relacionadados a importância de Maria a mãe de Jesus para a Igreja. Ontem (24/09) a Igeja local estava lotada, sendo o palestrante o senhor Cronor, o povo com muita fé louvava aos Santos. O professor Borges esteve presente na novena como forma de valorizar esse importnate momento de fé daquela comunidade.
São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo.
Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Postar um comentário

0 Comentários