Bahia quer sediar comemorações pelo Dia da África em 2012

O deputado estadual Bira Corôa (PT) entrega a embaixadores de países africanos, em Brasília, nesta quarta-feira (11), uma minuta de protocolo de intenções do Governo do Estado para que as comemorações oficiais do Dia da África, que acontecem na capital federal, sejam transferidas para a Bahia no ano de 2012. O parlamentar vem intermediando a proposta com o corpo diplomático africano, representado pelo embaixador decano Thomas Sukutai Bvuma, do Zimbábue, e o embaixador Isidore Benjamim, do Benin, que preside o comitê organizador do Dia da África 2011.
 Por iniciativa do parlamentar, que preside na Assembléia Legislativa da Bahia a Comissão de Promoção da Igualdade, a data será celebrada, pelo quinto ano consecutivo, com uma Sessão Especial no dia 26/05, às 15 horas, no Plenário da Casa. “A comemoração do 25 de maio representa o dia da libertação da África. Na Bahia, a data é uma demarcação do valor histórico-cultural e da luta por políticas afirmativas dos afrodescendentes, já que é o Estado mais negro fora do continente africano”, afirma Bira.
O tema do evento, que é o ponto máximo de uma série de atividades programadas para promover a data no mês de maio, reverencia a homenagem da Organizações das Nações Unidas (ONU), que instituiu 2011 o Ano Internacional para Descendentes de Africanos. A reunião de amanhã será com as Embaixadas do Zimbábue e do Benin, mas o deputado já dialogou com representantes da Nigéria e Cabo Verde. Fonte: http://www.biracoroa.org/

Postar um comentário

0 Comentários