domingo, 17 de abril de 2011

Samba Chula - uma riqueza da cultura afro-brasileira

Hoje na Faculdade Maria Milza - FAMAM em Cruz das Almas, no curso de especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Indigena, na disciplina dança e a música como expressões inter-relação África -Brasil, sobre a coordenação do professor Petry Lordelo, aconteceu a apresentação do grupo de samba chula - Filhos da Pitangueira da cidade de São Francisco do Conde. Foi uma verdadeira aula de história e cultura afro-brasileira, mostrando a importância dessa dança para a história do povo negro no Brasil, uma vez que a mesma surgiu com o africanos em nosso país por volta do seéculo XVIII, bem como, foi enfatizado a necessidade de manter viva essa tradição como forma de valorização das raizes culturais do povo negro.
Também esteve presente na aula a Babalorixá Mãe Mariá da cidade de Cruz das Almas, que nos explicou algumas caracteristicas da religião do Camdomblé e sua importância para o povo negro no Brasil. O professor Borges participa dessa especialização como aluno e parabeniza o professor Petry pela forma competente como conduziu a disciplina, bem como, a participação de Mãe Mariá e do grupo de samba chula Filhos da Pitangueira.

Compartilhe : :

1 comentários:

  1. Olá Borges, você também está de parabéns, precisa divulgar mais seu blog encontrei por acaso. As imagens estão ótimas e os comentários sobre o Samba Chula dos Filhos da Pitangueiras ficou legal, só faltou a foto da turma participando desta aula maravilhosa com o professor Petry Lordelo.Um abraço.
    Neide Eloy.

    ResponderExcluir

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D