ONU: 2% do PIB mundial resolveriam questões ambientais e pobreza

A Organização das Nações Unidas divulgou, nesta segunda (21), uma estimativa do dinheiro que seria necessário para diminuir a pobreza e para cuidar melhor do meio ambiente do mundo inteiro.
Está barato salvar o planeta. Isso se levarmos em conta o dinheiro de todo o mundo. De acordo com o programa das Nações Unidas para o meio ambiente, um investimento de 2% do PIB mundial, que é a soma de tudo o que é produzido pela economia dos países, daria para combater a pobreza e gerar um crescimento mais verde e eficiente.
Estamos falando de um trilhão e trezentos milhões de dólares por ano. São R$ 2 trilhões, que segundo a ONU, deveriam ser investidos em dez setores estratégicos da economia. Agricultura, construção, indústria, transportes, turismo, água, abastecimento de energia, pesca, manutenção de florestas e manejo de resíduos.
O relatório divulgado segunda em Nairobi, no Quênia lembra que o mundo já gasta esse montante de dinheiro em uma série de subsídios que, geralmente, provocam danos ambientais.
Fonte: JN

Postar um comentário

0 Comentários