Presidente do Chile, Piñera avisa que resgate dos mineiros pode ser antecipado e acabar ainda hoje

A operação de resgate dos 33 mineiros, soterrados há 70 dias, em uma mina no Chile deve acabar ainda hoje (13), segundo o presidente chileno, Sebastián Piñera. Em entrevista coletiva nesta manhã, ele disse que a expectativa é que ainda hoje todos os trabalhadores sejam resgatados porque as atividades seguem em ritmo mais acelerado do que o esperado inicialmente.
As informações são da emissora estatal de televisão, a TVN. Inicialmente, o processo de descida até o abrigo onde estavam os mineiros, a 700 metros de profundidade, e a viagem à superfície durava cerca de uma hora. Este tempo diminuiu para quase a metade.
Das 23h08 de ontem (12), quando desceu a primeira cápsula para resgatar um dos trabalhadores, até as 13h35 de hoje (13) foram resgatados 17 mineiros. A viagem dentro da cápsula dura de 12 a 16 minutos. Não houve registros de incidentes nem surpresas.
Ao deixarem o abrigo, os mineiros são examinados rapidamente por um médico, depois têm alguns minutos para abraçar os parentes e cumprimentar os responsáveis pelo resgate e autoridades. Em seguida, os mineiros, vestidos com um macacão e usando óculos especiais, são levados de maca para um hospital de campana.
Dos mineiros resgatados, o que recebeu mais atenção foi Mario Gómez, 63 anos. Ele é o mais velho do grupo, sofre de pressão alta e há 50 anos atua como trabalhador de minas. Ao chegar na superfície, ele demonstrou estar bem disposto e, como outros trabalhadores, antes de cumprimentar as pessoas, fez uma oração de agradecimento.
Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários