quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Justiça lança cartilha para combater o Bullying nas escolas

O bullying é um dos maiores problemas enfrentados por alunos nas escolas. Ele caracteriza os atos de violência e agressão praticados por certos estudantes repetitivamente contra outros colegas de turma, com o objetivo de maltratar e humilhar, sem um objetivo aparente. O tema tem preocupado os pais e as instituições de ensino, que têm discutido formas de acabar com esse comportamento.
Com o objetivo de auxiliar no combate ao problema, o Conselho Nacional de Justiça elaborou a Cartilha Contra o Bullying. O folheto visa ensinar aos professores e funcionários de instituições de ensino, além dos pais dos alunos, a identificar sinais de violência contra os estudantes, seja ela física ou psicológica. As marcas podem estar tanto no modo de agir como no próprio corpo da vítima.
A Cartilha Contra o Bullying diferencia as formas existentes de bullying: verbal, físico e material; psicológico e moral, sexual e virtual, um dos piores tipos, já que impede que a criança se defenda. A publicação mostra ainda quais são as vítimas mais comuns, como alunos mais novos ou com alguma característica marcante, como obesidade, timidez ou condição social, e de que forma é possível ajudar os alunos agredidos.
A prevenção também é um fator essencial para o combate ao bullying nas escolas, por isso a cartilha ajuda na identificação de estudantes que praticam o bullying, por meio do seu comportamento na escola e dentro de casa. Conforme o folheto, essa prática pode ter várias causas e é importante reconhecer as atitudes violentas para auxiliar na recuperação do agressor.

Fonte: JN
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

 

Professor Borges Todos os direitos reservados © 2017 Ulisses D