IBGE: Censo 2010, 80% já concluído

Um Brasil mais velho e com famílias menores. Com 80% do Censo concluído, o IBGE já conseguiu traçar parte do retrato do país.
Que cara o Brasil tem em 2010? O nosso perfil está ficando pronto: 80% dos brasileiros já responderam às perguntas do Censo. Quase 58 milhões de domicílios foram visitados até agora pelos recenseadores do IBGE.
Mesmo com dados preliminares, já dá para ver os novos traços do país. Ele está mais velho e 17 mil brasileiros já chegaram aos 100 anos de idade.
O número de moradores em cada casa diminuiu. “Esse é um dado concreto porque a fecundidade no Brasil esta caindo em todo o país. Então esse é o Brasil que nós vamos encontrar”, declarou o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.
O mais completo raio-x do país começou em agosto. O trabalho nas ruas vai até 31 de outubro.
Para que o Censo seja o mais fiel retrato do Brasil, a coleta de dados passa por uma espécie de controle de qualidade. Nessa reta final do levantamento, entram em cena os supervisores com a tarefa de checar as informações. É por isso que alguns brasileiros vão receber a visita do IBGE mais de uma vez.
Pelo menos 600 mil casas vão ser revisitadas. Roberto espera ser bem recebido: “Espero que abram de bom grado e com um sorriso nos lábios”.
Fonte:JN

Postar um comentário

0 Comentários